Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Renato se sensibiliza com situação da Venezuela e faz apelo ao mundo: “Machuca o coração”

Apesar da vitória sobre o Monagas e da classificação antecipada às oitavas da Libertadores, o Grêmio não volta ao Brasil somente com sorrisos no rosto. A rotina de poucos dias na Venezuela foi suficiente para sensibilizar os profissionais do clube em busca de apoio ao país, mergulhado em uma grave crise econômica, política e social.

Eduardo Caspary
Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Crédito: Foto: Reprodução/Grêmio TV

Em sua coletiva de imprensa após o jogo desta terça, Renato tocou no tema e fez um apelo para que o mundo olhe com mais atenção para a Venezuela.

“Difícil falar, pois machuca o coração. Tivemos essa experiência no ano passado também. Pedimos para trazer algumas coisas mais usadas, remédio, água, papel. Esse ano de novo. O mundo precisa olhar para a Venezuela. As pessoas precisam pensar diferente. O que nós vimos choca. Fizemos a nossa parte. Mas não é suficiente. Ajudamos algumas pessoas, mas aqui é um país. A coisa aqui está feia. Falo para os meus jogadores valorizarem o que eles têm. Não podemos reclamar da vida. O que a gente viu aqui… torcemos para que esse povo volte a viver com alegria”, destacou o treinador.

A crise é ilustrada pela falta de utensílios básicos em mercados, que foram observados pelos brasileiros com prateleiras vazias. A situação gerou um belo gesto de Renato e do Grêmio após um treinamento pré-jogo e jovens garotos das categorias de base do Monagas ganharam água:

O meia Cícero, ao lado de Renato, também concedeu coletiva depois da vitória e se emocionou ao relatar o que viu: “Nós somos seres humanos, nós jogadores, a maioria, veio de classe média baixa. Eu sei o que meus pais passaram. Chegamos aqui, vimos uma situação arrepiante: um ser humano pegando um prato de comida como se fosse seu último dia de vida. O pessoal pediu para nos reunirmos e juntamos algo bom para eles. Ficamos sabendo do salário mínimo, da situação de vida deles. Isso não tem preço. Quando você faz algo bom, acontece em dobro para você”.

No que diz respeito ao campo, o Grêmio fez sua parte, venceu por 2×1 e agora só depende de si para se classificar em primeiro. Na quarta-feira que vem, recebe o Defensor na Arena.

LEIA MAIS:

“Serei eternamente grato ao Grêmio”, diz Geromel após convocação

Presidente do Grêmio dispara contra a arbitragem: “Foi um escândalo”

Confusão entre D’Alessandro e Luan marca o final do Gre-Nal 416

Gostou da matéria? Siga o autor:

No YouTube

No Instagram

No SoundCloud

 

As melhores notícias de esportes, direto para você