Rio-pretense conquista recorde nacional no ranch sorting

O rio-pretense Walter Garcia ao lado do seu parceria Wellington Siqueira fizeram história na semana passada na disputa da prova de ranch sorting, em Avaré, no 28º Congresso Brasileiro Conformação e Trabalho da ABQM – Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha. Walter, montando Xantic e Wellington com Annie concluíram a prova em impressionantes 28 segundos. A marca é histórica e credencia a dupla na disputa ao Superhorse deste ano.

Esporte Caipira
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução

“Foi uma mistura de sorte, empenho e oportunidade. Na hora, pensei: é um presente de Deus”, comentou Walter Garcia, que vibrou muito com a vitória da égua Xantic Smart Ful PZ (Pepto Smart x Target Playboy PZ, por Buddy Pep), animal que deu de presente para sua esposa, Raquel Cristina Polita Garcia. “Prometi que voltaria para casa com um presente para ela, e acabou sendo melhor do que eu esperava, pois estou levando o troféu conquistado com a sua égua e ainda por cima com um recorde em nosso currículo”, comemorou.

Xantic é da criação de Paulo de Tarso Abdala Zeme e vem de uma sólida linhagem de animais de Apartação. Tanto para Walter como para Wellington Siqueira dos Santos, seu treinador na Estância da Mata e parceiro na empreitada campeã, os cavalos de Apartação vêm com esses genes ‘de fábrica’, demonstrando facilidade para correr o Ranch Sorting.

Wellington montou Annie Smart Oak (He Is A Cat x Make Handy JA, Makin A Play), de propriedade de Walter Garcia e de criação de Antônio Nelson Stupello Sandoval. Como contaram os campeões, as duas égua têm Registro na categoria Aberta e já venceram o 37º Potro do Futuro em 2016 entre outras importantes conquistas.