Serie B Italiana: Confira como terminou a competição

A temporada 2017/18 da Serie B Italiana teve sua última rodada na última sexta-feira (18). Nela, foram definidos os destinos de diversas equipes quanto a acesso, rebaixamento e a briga para subir ou descer em play-offs. O Torcedores.com dá maiores detalhes de como terminou a competição.

Victor Martins
Um homem que acredita ser jornalista, escritor e 'chato'. Decidam vocês qual será a opção escolhida.Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.

Crédito: Divulgação/Site Oficial do Empoli

Título e acessos

O Empoli conquistou de forma antecipada o título e o acesso à Serie A do Calcio. A equipe fechou o campeonato na liderança, com 85 pontos ganhos e garantiu uma das vagas disponíveis para a elite italiana. A outra vaga foi disputada com muita tensão e rendeu a volta de um velho conhecido à primeira divisão.

Depois de falir e cair para a quarta divisão, o Parma ‘renasceu’ ao conseguir o vice-campeonato da Serie B Italiana, com 72 pontos. O título coroou uma série de acessos seguidos da equipe desde que foi forçada a se refazer nas divisões amadoras do Calcio.

Play-offs de acesso

Seis equipes jogarão pela terceira e última vaga de acesso disponível para a Serie A. O Frosinone fechou a competição com o mesmo número de pontos do Parma, mas acabou ficando sem o acesso direto e com o terceiro lugar devido aos critérios de desempate.

Além do Frosinone, Palermo (quarto, 71 pontos), Venezia (quinto, 67), Bari (sexto, 67), Cittadella (sétimo, 66) e Perugia (oitavo, 60) também se classificaram para a fase eliminatória. Jogarão Venezia x Perugia e Bari x Cittadella na fase inicial, com Palermo e Frosinone esperando os vencedores destes respectivos duelos.

Rebaixamento

O Novara ficou com a última vaga de rebaixamento para a Lega Pro (terceira divisão). O time terminou na 20 e antepenúltima posição, com 44 pontos e foi rebaixado ao lado de Pro Vercelli (40 pontos, penúltimo) e da lanterna Ternana (37).

Ascoli (46 pontos, 18º lugar e Virtus Entella (19º, 44) jogarão para definir quem será o quarto rebaixado. As partidas estão marcadas para os dias 24 e 31 de maio.

Lecce, Padova e Livorno conseguiram o acesso para a Serie B. A quarta vaga ainda está em disputa nos play-offs.

Confira todos os resultados da última rodada da Serie B Italiana 2017/18

Ternana 1 x 2 Avellino

Ascoli 0 x 0 Brescia

Bari 2 x 0 Carpi

Cesena 1 x 0 Cremonese

Frosinone 2 x 2 Foggia

Salernitana 0 x 2 Palermo

Empoli 2 x 1 Perugia

Novara 0 x 1 Virtus Entella

Spezia 0 x 2 Parma

Venezia 0 x 0 Pescara

Cittadella 2 x 0 Pro Vercelli

LEIA MAIS

Parma vence, volta à Serie A Italiana após três anos e completa ‘ressurreição’

(Crédito da foto: Divulgação/Site Oficial do Empoli)