Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

De verde e sem mundial? Alemanha usou camisa em três títulos da Copa

Após o vexame da eliminação da Alemanha na primeira fase da Copa do Mundo usando uma camisa verde na derrota para a Coreia do Sul por 2 a 0, os brasileiros dispararam piadas clubistas nas redes sociais que podem enganar os menos ligados na história do futebol. Usando a famosa piada “Palmeiras não tem Mundial”, os torcedores passaram a ligar a cor do time brasileiro ao fracasso alemão. Provocação ou não, o fato é que até o jornal Valor Econômico trouxe na capa de sua edição desta quinta-feira (28) uma referência ao que foi dito nas redes. “De verde, sem mundial” era o topo da chamada do jogo de seleção alemã.

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Crédito: Getty Images

A realidade, no entanto, mostra que a camisa verde está longe de ser um símbolo de mau agouro para a seleção da Alemanha. Em três das quatro campanhas de títulos mundiais, o time usou a camisa reserva, cuja cor nada tem a ver com a bandeira do país, mas é uma referência ao escudo da federação local. A estreia dela em Copas foi justamente no primeiro troféu mundial dos alemães, em 1954. Na época, e até 1990, a seleção em campo era a da Alemanha Ocidental, de quem a atual nação herdou os resultados oficiais da Fifa.

A primeira partida com camisa verde da Alemanha foi um sonoro 7 a 2 em cima da Turquia na primeira fase da Copa do Mundo de 1954, na Suíça. A camisa voltaria a ser usada na semifinal, contra a Áustria. Novamente, um espetáculo de bola por parte dos alemães e vitória por 6 a 1, placar que abriu de vez o caminho para a conquista da Taça Jules Rimet em uma final histórica contra a Hungria.

O bicampeonato demorou 20 anos e veio na Copa do Mundo de 1974, na Alemanha Ocidental. A camisa verde foi usada mais duas vezes nessa campanha. Na primeira fase, a camisa amarela da Austrália provocaria problemas na TV (e boa parte do mundo ainda via futebol em preto e branco) com a camisa branca alemã. Por isso, o time entrou de verde na vitória por 3 a 0.

Capa do Valor nesta quinta (28)

Na segunda fase de grupos, que valia vaga direta na decisão da Copa do Mundo, o mesmo problema voltou a acontecer contra a Suécia, que também usava amarelo. Jogando com a camisa número dois, os alemães venceram por 4 a 2. O título viria com o uniforme tradicional diante da Holanda.

A campanha do tricampeonato, 16 anos depois, foi marcada pelo uso da camisa verde na semifinal contra Inglaterra. Depois de um empate em 1 a 1 após 120 minutos, a Alemanha venceu por 4 a 3 nos pênaltis e garantiu a vaga na decisão, que teria uma vitória contra a Argentina por 1 a 0 e a terceira taça na conta.

Outras campanhas

Nas Copas de 1958, 1962 e 1966, a camisa verde não apareceu mais. Em 1970, o uniforme voltou a ser usado na vitória da Alemanha Ocidental sobre o Peru por 3 a 1. Depois de ser usada na conquista do bi em 1974, a camisa verde reapareceu na Copa do Mundo de 1986, no México, na estreia com empate diante do Uruguai, em 1 a 1, e na derrota diante da Argentina, na final, por 3 a 2, em um dos melhores jogos decisivos da história das Copas. Como país unificado (em 1990, mesmo após a queda do muro de Berlim, a seleção em campo ainda era a da Alemanha Ocidental), a primeira partida de verde foi a derrota para a Coreia do Sul, nesta quarta-feira (27).

Retrospecto total da camisa verde da Alemanha em Copas:

1954 – Alemanha campeã

Alemanha Ocidental 7 x 2 Turquia – Primeira fase
Alemanha Ocidental 6 x 1 Áustria – Semifinal

1970 – Alemanha em terceiro lugar

Alemanha Ocidental 3 x 1 Peru – Primeira fase

1974 – Alemanha campeã

Austrália 0 x 3 Alemanha Ocidental – Primeira fase
Alemanha Ocidental 4 x 2 Suécia – Segunda fase

1986 – Alemanha vice-campeã

Alemanha Ocidental 1 x 1 Uruguai – Primeira fase
Alemanha Ocidental 2 x 3 Argentina – Final

1990 – Alemanha campeã

Alemanha Ocidental 1 x 1 Inglaterra (4 x 3 nos pênaltis) – Semifinal

2018 – Alemanha eliminada na fase de grupos

Alemanha 0 x 2 Coreia do Sul – Primeira fase

9 jogos
5 vitórias (+ 1 nos pênaltis)
2 empates
2 derrotas

LEIA MAIS
VEXAME ALEMÃO E CLASSIFICAÇÃO DO BRASIL MARCAM O DIA 14 DA COPA; VEJA O RESUMO DO DIA

A cobertura completa dos jogos da Copa 2018 você acompanha no Torcedores. No fim de cada dia, Marcelo Tas e equipe apresentam uma live com os principais destaques que marcaram a jornada. Você pode acessar pelo Torcedores Play, a nova plataforma de vídeos do site.

Diariamente, você também assistir ao Copa Games, um programa diferente no qual a emoção dos gramados do Mundial se transporta para o mundo do Fifa 18, sempre com a apresentação de Allan Simon e Willian Almeida. E ainda tem o Bate Bola especial, com Lucas Tieppo e Renan Prates. Para acompanhar, basta se cadastrar gratuitamente em http://play.torcedores.com/.