Futebol Internacional

Conheça Denis Cheryshev: primeiro jogador da Rússia a jogar no Real Madrid e famoso por gols em estreias

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Francisco Leong / AFP

A bola finalmente rolou para a estreia do Mundial de seleções mais famoso do Planeta Terra, nesta quinta-feira (14), com goleada russa por 5 a 0 diante da Arábia Saudita. Muita coisa poderia se imaginar durante a partida, inclusive um vexame dos anfitriões logo na estreia. Porém, quem roubou a cena foi Denis Cheryshev, de 27 anos, atual jogador do Villareal e cria da base do Real Madrid.

A entrada do russo na partida aconteceu bem cedo. Após a lesão do meia Alan Dzagoev, um dos destaques do elenco, Cheryshev entrou para fazer história pelo país. Até então, o jogador havia atuado apenas em amistosos por sua seleção. Em seu primeiro jogo oficial, foi responsável por marcar o primeiro e o quarto gol da Rússia na goleada sobre os sauditas. Foi o tento de estreia do meia-atacante que, no decorrer das últimas temporadas, foi emprestado pelo Real Madrid para clubes como Sevilla e Villareal.

Aliás, não foi a única vez que o jogador se mostrou eficiente quando estreou por uma equipe. Cheryshev já havia feito história, quando em dezembro de 2015 foi o primeiro atleta russo a jogar no time titular do Real Madrid, pela Copa do Rei. Inclusive, foi responsável por um gol dos merengues na vitória contra o Cádiz, por 3 a 1.

E foi esta partida que, logo depois, veio a prejudicar o jogador, três dias após o duelo. Na ocasião, Cheryshev deveria ter cumprido suspensão depois de ter excedido o número de cartões amarelos durante a Copa do Rei, quando ainda jogava emprestado pelo Villareal. Com isso, o time de Zinedine Zidane foi eliminado da copa doméstica.

Desde então, a história de Cheryshev no Real Madrid ganhou outros contornos. Acabou sendo emprestado pelo Villareal e depois o Valência. Jogou por cinco meses no Mestalla, quando oficializou sua segunda passagem pelo submarino amarelo na temporada 16/17. Lá, ganhou status de titular na equipe e terminou sendo contratado, na época, por 7 milhões de euros.

Durante a última temporada do Campeonato Espanhol, Cheryshev somou o total de 24 jogos na campanha do Villareal, marcando dois gols e assinalando duas assistências. Inclusive, um desses gols foi na vitória do seu time contra o ex-clube, Real Madrid, em pleno Santiago Bernabéu, por 1 a 0.