Home Basquete O começo da dinastia: primeiro título do Bulls de Jordan na NBA completa 17 anos

O começo da dinastia: primeiro título do Bulls de Jordan na NBA completa 17 anos

Há 17 anos, a NBA começava a mudar para sempre. No dia 17 de junho de 1991, o Chicago Bulls conquistava seu primeiro título na história. Consequentemente, o maior jogador da história do basquete, Michael Jordan, também conquistava seu primeiro anel de campeão. Tudo isso contra uma das maiores franquias da liga. E fora de casa.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Twitter/Reprodução

A temporada 1990/1991 da NBA vivia a possibilidade de um tricampeonato do Detroit Pistons. Os Bad Boys, compostos por Dennis Rodman, Joe Dumars, Adrian Dantley e Isiah Thomas muito jogo físico e thash talk, dominavam a liga. Apesar do terceiro lugar no Leste na temporada regular, todos sabiam da força da equipe. O líder da conferência, por sinal, foi o próprio Chicago Bulls. Já no Oeste, o Portland Trail Blazers fez a melhor campanha de toda a temporada. O Lakers ficou “apenas” em terceiro.

As finais reservaram, por coincidência, dois encontros entre times com seeds #1 e #3. No Oeste, com dificuldade, os Lakers bateram os Trail Blazers de Clyde Drexler, Terry Porter e Kevin Duckworth em seis jogos. No Leste, a surpresa. Atual campeão, o Pistons foi varrido pelo Bulls. Os Bad Boys, simbolicamente, passavam o trono para o time de Chicago em um dos lados dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

A final marcava o encontro de duas eras. O experientíssimo Lakers do Showtime, de Magic Johnson e James Worthy, via Vlade Divac começar a despontar. Enquanto isso, nenhum atleta do Bulls tinha jogado sequer um minuto de uma final.

A falta de experiência em nada pesou para Michael Jordan e Scottie Pippen. No Jogo 5, realizado em 12 de junho de 1991, a dupla teve um double-double e marcou a passagem completa do bastão da NBA. O Showtime do Lakers acabava ali – meses depois, Magic Johnson anunciaria que estava com HIV. O comando, agora, era do Bulls – que criou uma dinastia.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Se vencer hoje, Warriors “varrem” o Cavaliers; veja outras finais da NBA que terminaram 4-0
Caso seja campeão do NBB, Paulistano quebra tabu de 22 anos; veja qual
Sem pretensões na temporada, New York Knicks se prepara para o futuro