Fórmula E: Di Grassi escala pelotão e vence em Zurique

Lucas di Grassi venceu neste domingo (10) o ePrix de Zurique, décima etapa da temporada 2017/2018 da Fórmula E. O piloto da Audi largou da quinta posição, beneficiado por uma punição aplicada contra José María López, escalou o pelotão e tomou a liderança da prova na 18ª das 39 voltas programadas, e abriu vantagem na segunda metade da corrida, triunfando pela sétima vez na carreira.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Audi Formula E

A segunda posição ficou com Sam Bird, piloto que se beneficiou de punições aplicadas contra Mitch Evans, André Lotterer e Sébastien Buemi, que foram punidos por não respeitarem a velocidade mínima em um período de Safety Car Virtual, e tiveram que passar pelos boxes. Além do piloto da DS Virgin, o pódio ainda contou com Jérôme D’Ambrosio, piloto da Dragon que também avançou graças as punições dos rivais.

André Lotterer teve que se contentar com a quarta posição com o equipamento da Techeetah, sendo seguido por Sébastien Buemi, da Renault e.dams. Nick Heidfeld levou a Mahindra ao sexto lugar após fazer uma corrida discreta, e deixou Mitch Evans, que liderou a prova até a volta 18 e aparecia na segunda posição até ser punido, na sétima posição.

Antonio Félix da Costa fechou a corrida com a oitava posição pilotando o carro da Andretti, enquanto Oliver Turvey, da NIO, foi o nono. A zona de pontuação foi completada por Jean-Eric Vergne, piloto da Techeetah que fazia ótima corrida de recuperação após largar em 17º, e chegou a ocupar o sexto posto, mas precisou pagar um drive-through por conta de um erro da equipe na parada nos boxes.

Outro brasileiro no grid da Fórmula E, Nelsinho Piquet abandonou a disputa. O piloto da Jaguar atingiu o Audi de Daniel Abt ainda na primeira volta, e precisou passar nos boxes para reparar a asa dianteira. O primeiro campeão da história da categoria de carros elétricos retornou à pista na 19ª colocação, e deixou a disputa pouco depois, somando o quarto abandono nas últimas cinco corridas.

A etapa decisiva da temporada 2017/2018 da Fórmula E acontece entre os dias 14 e 15 de julho, em Nova York.

Foto: Audi Formula E