Previsão estatística aponta Alemanha como adversária do Brasil nas oitavas da Copa

Quando os grupos da Copa da Rússia foram sorteados, um possível encontro entre Brasil e Alemanha, nas oitavas de final do torneio, se tornou possível. Hoje, antes de brasileiros e alemães entrarem em campo pela terceira e última rodada da fase de grupos, esta possibilidade é bastante real. Uma previsão estatística referenda este possível e provável reencontro dos personagens do 7×1.

Jean Lucas
Jornalista, com passagens por Bandsports e FOX Sports. Fascinado por contar (e ouvir) histórias. Vive o futebol 48h por dia.

Crédito: Previsão estatística aponta Alemanha como provável adversária do Brasil nas oitavas da Copa (Lucas Figueiredo/CBF)

Segundo o site Previsão Esportiva, mantido por grupos do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade Federal da Bahia, a chance de Brasil e Alemanha se enfrentarem na próxima fase da competição é de 41,01%, maior do que qualquer outro confronto que a Seleção Canarinho pode ter nas oitavas de final.

Prováveis confrontos do Brasil nas oitavas de final da Copa

Brasil x Alemanha (41,01%)

Brasil x México (27,71%)

Brasil x Suécia (14,77%)

Brasil x Coreia do Sul (1,37%)

Segundo Paulo Henrique Ferreira, um dos estatísticos do grupo, a pesquisa consiste em algumas variáveis. “As previsões foram obtidas a partir de um modelo estatístico que leva em consideração (isto é, combina) informações/dados subjetivos e objetivos. As informações objetivas são as pontuações de cada seleção no ranking FIFA; por sua vez, as informações subjetivas são as opiniões de especialistas acerca dos placares das partidas que serão realizadas”, afirmou Ferreira.

Com quatro pontos e líder do Grupo E, o Brasil, caso vença a Sérvia, é provável que se classifique como primeiro da chave – neste cenário, a Seleção Brasileira enfrenta o segundo colocado do Grupo F. Segunda colocada do Grupo F, a Alemanha tem três pontos e ainda precisa confirmar a classificação. Os alemães, no entanto, podem ficar atrás do México, que possui seis pontos e, se empatar, garante a liderança da chave – sendo assim, a segunda vaga deve ficar com os alemães.

Apesar do cenário em torno de um possível reencontro entre Brasil e Alemanha, os comandados de Tite ainda não estão garantidos na próxima fase da Copa. Segundo o Previsão Esportiva, a chance da Seleção Brasileira não se classificar para as oitavas é de 15,14%. Para que isso aconteça, a Sérvia precisa vencer a Seleção Canarinho e a Suíça pontuar diante da Costa Rica.

Com o peso ou não de um provável reencontro com a Alemanha, o Brasil enfrenta a Sérvia nesta quarta (27), em Moscou. Para avançar no torneio, a Seleção Brasileira necessita de no mínimo um empate.

LEIA MAIS

Seedorf pede para Pet não levantar a voz e clima esquenta em programa do SporTV