VÍDEO: conheça os elementos químicos envolvidos numa partida de futebol

As leis da química estão constantemente regendo a nossa existência. Não há como escapar delas. No futebol, não é diferente. Mas você sabe quais os elementos químicos presentes dentro e fora de campo numa partida? A presença da química no futebol pode ser completamente natural ou provocada, e no segundo caso, as consequências costumam ser severas se a situação se enquadrar em doping.

Josuá Barroso
Repórter do Time do Tas na cobertura da Copa da Rússia 2018. É jornalista formado pela Universidade de Uberaba e chefe de redação da Band Triângulo em Minas Gerais.

Crédito: By Marcello Casal Jr / Creative Commons

O Time do Tas foi buscar informações sobre a presença da química no futebol. Para isso, conversamos com um professor e com um médico. Os dois deixam claro que elementos estão presentes de forma natural, das arquibancadas até dentro de campo. Eles mostram que a relação entre química e futebol é muito mais marcante do que você imagina.

Mas o médico ouvido pela reportagem faz um alerta: alguns elementos estimulantes e não-naturais podem configurar doping, o que pode ser encarado como trapaça. Portanto, é sempre bom ficar de olho!

Leia mais:

Relembre as duplas que deram “match” em campo

Acompanhe as notícias do seu time pelo Facebook

Sabe tudo das Copas? O Time do Tas te desafia a se lembrar das seleções fora das copas em todos os tempos

ONZE EM CAMPO: jogadores da seleção brasileira ou ministros do STF, política ou futebol?

Assista na reportagem produzida pelo Time do Tas.