Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Sada Cruzeiro comemora 12 anos com muitas conquistas. Confiram os 5 momentos mais importantes de sua história

A equipe mais vitoriosa do vôlei nacional, quiçá do vôlei mundial comemora esta semana 12 anos. Se soprar velinhas é celebrar momentos, bons ou ruins, para a equipe celeste, as conquistas que abarrotam suas prateleiras, nem de longe se imagina o quão difícil foi no começo do projeto. Com a dificuldade de fixar sua casa, o multicampeão Cruzeiro se aventurava a cada partida, jogando em locais diferentes até o seu apogeu e as conquistas que se tornaram posteriormente um enredo bastante costumeiro.

Artur de Figueiredo
Jornalista/ Especialista em Comunicação- Com mais de 10 anos de experiência com atuações em diversas plataformas. Desde a graduação venho atuando, como colaborador de diversas mídias. Em 2008, comecei a escrever para o maior portal de Rock e Heavy Metal do país, o Whiplash.net. No mesmo período, me ingressei como apoiador da cena cultural, artística, em especial, de São Paulo e região metropolitana, estive na redação do Stay Heavy. Posteriormente, tive a oportunidade de escrever também como colaborador da maior revista segmentada de Heavy Metal e Classic Rock, a Roadie Crew. Já na área esportiva, como jornalista de esporte Olímpico, tive o privilégio de atuar diretamente nas reportagens, comentários, sendo setorista de Sada Cruzeiro, Sesi São Paulo e Pinheiros, com foco sempre no voleibol. Redator e repórter do site mineiro: Virtuai.com, além do Portal Torcedores.com. No rádio, atuei como comentarista da Metropolitana AM 1070 e Garota FM 87.5. Atualmente, sou colaborador da rádio Poliesportiva. Continuo de forma ativa, buscando conteúdo exclusivo de qualidade, para todos amantes do esporte, contribuindo com informação de relevância para as demais plataformas. Finalizando, atuei como Assessor de Imprensa do clube União Mogi Futebol Clube e colunista do jornal Gazeta Regional. Sempre em busca de novos desafios, aberto ao crescimento, ao desenvolvimento profissional, especialmente, o crescimento humano, em cada área almejada.

Crédito: Fábio Barros

O grupo Sada capitaneado pelo o dono e apaixonado por voleibol, o empresário Vittório Medioli se engajou no projeto que viria posteriormente a ser o mais vitorioso do vôlei nacional. Com o firmamento da marca “Sada”, aliada a parceria com um clube de massa de futebol, o Cruzeiro, o casamento perfeito se confirma como um marco para a modalidade no planeta.

No inicio do projeto, o Sada Cruzeiro não havia fixado um local para sediar suas partidas. Primeiramente tudo começou em Betim (região metropolitana de Belo Horizonte), mais tarde em Itabira, no centro leste mineiro. Após alguns anos, a definição de uma casa, a cidade de Contagem (próximo a capital mineira), o famoso ginásio do Riacho se tornava o lar definitivo de todo cruzeirense, em parceria com a prefeitura ‘local’.

Logo após o que se viu foram as conquistas, que não pararam mais. Dos vários mineiros, passando por inúmeras Superligas, campeonatos sul americanos e 3 títulos mundiais, um marco que nenhuma equipe brasileira havia sequer chegado perto.

Confiram os 5 momentos mais importantes

1º- O primeiro título de Superliga conquistado diante o Vôlei Futuro na temporada 2011/12 veio para celebrar o bom momento, após ter perdido no ano anterior. A primeira conquista se definiu como um fator determinante especialmente pelo o lastro de equipe copeira e competitiva construída consequentemente.

2º- O primeiro título mundial consagrado diante o Lokomotiv em 2013 mostrava para o mundo o poderio mineiro em vitória avassaladora sobre os russos, que vinha com a pompa de contar com um grupo seleto de grandes jogadores. O cubano Camejo, conhecido do público brasileiro, por passagens pelo o Vôlei Futuro, entre outros.

3º- O título da Copa Brasil marcada pela emoção diante o Sesi em uma partida cheia de nuances e uma vitória paulista praticamente definida, até a sua reviravolta. Com a virada celeste veio a confirmação do primeiro título, como uma nova competição para o calendário do vôlei nacional. A conquista se deu no ano de 2014.

4º- O título do mundial em 2016 mais uma vez sobre os russos confirmaria além de uma supremacia, uma freguesia, em uma vitória que aparentou um jogo amistoso devido a pressão celeste sobre a temida equipe europeia. A vitória por 3 sets a 0 capitaneada pelo o ídolo Yoandy Leal (eleito o MVP daquele ano), mostrava que o Cruzeiro era a história sendo feita.

5º- O título da Superliga conquistado recentemente no Mineirinho foi marcada por um drama. Com a competição cada vez mais equilibrada, a equipe celeste teve que virar um resultado de 2 a 0 diante o EMS Funvic Taubaté. A decisão diante o forte Sesi foi travada até o fim, nos mínimos detalhes. A confirmação em BH se deu e o título celebrou mais uma temporada vitoriosa e a despedida do ídolo Leal que não só jogou como nunca, como foi eleito o MVP da competição nacional. Leal se transferiu para o Lube Civitanova da Itália.

O youtuber mineiro Cris do canal “Estrelados” lançou em seu canal um vídeo especial sobre a conquista celeste, no coliseu do voleibol, o ginásio do Mineirinho. Confiram abaixo.

Para o futuro o Sada Cruzeiro continua investindo e almejando ainda mais conquistas: chegaram o americano Taylor Sander, o ponteiro Luan Webber, além do experiente levantador Sandro que defendeu a camisa celeste no começo do projeto, entre vários outros.

https://www.youtube.com/watch?v=gUhKgLDTvqg