Torcedores – Notícias Esportivas

Se avançar até a final, Santos pode enfrentar só times da Argentina na Libertadores; entenda

O Santos conheceu seu adversário nas oitavas-de-final da Copa Libertadores em sorteio realizado na segunda-feira (04). O evento, realizado na sede da CONMEBOL, em Luque (Paraguai), colocou o Peixe ante o Independiente. Também ficou definido todo o chaveamento da competição a final. E, para o Alvinegro Praiano, uma coincidência: times argentinos podem se tornar uma constante na vida do clube. Até a final, a Realeza do Futebol pode encarar só equipe da Argentina.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: SantosFC/Reprodução

Somado ao fato do Santos ter enfrentado o Estudiantes de La Plata na fase de grupos, outra curiosidade. Caso seja campeão e/ou avance até a final da Copa Libertadores, o Peixe terá enfrentado times argentinos em todas as fases que jogou do torneio. Nas três campanhas de título na competição, o SFC só cruzou com uma equipe da Argentina uma única vez. Foi na final de 1963, quando venceu o Boca Juniors e foi campeão da maior taça do futebol da América do Sul. No mesmo ano, a equipe bateu o Milan na disputa do Mundial de Clubes e foi bicampeã do mundo.

O histórico da Realeza do Futebol contra equipes da Argentina é equilibrado. Em 37 jogos, são 15 vitórias, 15 derrotas e 08 empates. Em confrontos eliminatórios, porém, os argentinos costumam levar a melhor. Em doze duelos de mata-mata, os portenhos levaram a melhor em oito. A equipe brasileira avançou nas demais quatro oportunidades.

Ao menos o retrospecto recente contra times da Argentina, porém, é favorável. O Peixe venceu os últimos três jogos que fez contra equipes argentinas. O clube, aliás, não empata contra argentinos há tempos. A última vez foi em 1998, na final da Copa CONMEBOL ante o Rosario Central: 0x0. De lá para cá, foram dez partidas: seis vitórias e quatro derrotas brasileiras.

Confira os possíveis duelos do Peixe contra argentinos na Copa Libertadores 2018:

Fase de grupos (Já realizada)
Santos 2×0 Estudiantes e Estudiantes 0x1 Santos

Oitavas-de-final (Já definida)
Santos x Independiente

Quartas-de-final
Santos x Racing ou Santos x River Plate

Semifinal
Santos x Estudiantes ou Santos x Atlético Tucumán

Final
Santos x Boca Juniors

LEIA MAIS
Conheça a música que embalará a torcida argentina na Copa do Mundo de 2018
Bandeirão histórico marca “Clasico Rosarino” na Argentina; veja
Veja o que os candidatos à presidência do Peixe pensam sobre estádio
Troféu Joan Gamper já teve a presença de brasileiros dez vezes; relembre títulos e goleadas