Futebol

Apenas um dos últimos três líderes do Brasileiro durante parada da Copa foi campeão

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Gilvan de Souza / Flamengo

O Flamengo confirmou a liderança durante a pausa para a Copa do Mundo após empatar com o Palmeiras, no Allianz Parque, por 1 a 1, na última quarta-feira (13). O rubro-negro lidera o Campeonato Brasileiro da Série A com 27 pontos, quatro a mais do que Atlético Mineiro e São Paulo. No momento em que o Brasileirão deu uma pausa para a realização das últimas três Copas, 2014, 2010 e 2006, apenas um dos líderes durante o recesso encerrou a competição com o título.

O Cruzeiro de 2014 foi o único que conseguiu manter a liderança durante a pausa para a Copa do Mundo e o final das 38 rodadas do Brasileirão. No ano do título celeste, foram disputados nove jogos até o recesso da competição nacional. Os mineiros eram líderes com 19 pontos, três a mais do que Fluminense, Corinthians, São Paulo e Santos. O Cruzeiro acabou sendo o campeão daquele ano com 80 pontos, dez a mais do que o vice-campeão São Paulo.

No ano de 2010, foram disputadas sete rodadas até a pausa para a Copa do Mundo da África do Sul. O Corinthians liderava o Campeonato Brasileiro com 17 pontos, superando o Ceará apenas no saldo de gols. O timão acabou o Brasileirão daquele ano na terceira colocação. Já o vovô despencou na volta do recesso e encerrou o Brasileiro de 2010 na 12ª colocação.

O título ficou com o Fluminense, que no momento da parada para a Copa ocupava a 3ª colocação, com 15 pontos, dois a menos do que os líderes.

O Cruzeiro viveu o lado inverso da moeda em 2006, quando despencou na volta do Campeonato Brasileiro daquele ano. Os mineiros eram líderes do Brasileirão após 10 rodadas com 21 pontos, um a mais do que São Paulo e Internacional.

No fim das 38 rodadas, a raposa terminou apenas na 10ª colocação. SPFC e Inter mantiveram a pegada. O tricolor do Morumbi conquistou o primeiro título do que seria o tricampeonato de 2006, 2007 e 2008. Já o colorado ficou em 2º lugar, mas naquele mesmo ano foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes.

LEIA MAIS

Corinthians tem pior campanha no Brasileirão desde 2012

São Paulo soma mais do que dobro de pontos se comparado a 2017 em 12 rodadas