VÍDEO: Time do Tas lista as seis piores aberturas de Copa do Mundo de todos os tempos

O “padrão FIFA” na abertura de Copas do Mundo é não ter padrão. No início, as partidas eram simultâneas. Depois, a Seleção da casa sempre jogava na estreia. Com o tempo, a atual campeã tinha vaga garantida na próxima Copa e abria o mundial. Desde que voltamos ao costume de abertura com a Seleção da casa, em 2006, teremos uma das piores aberturas de Copa do Mundo possível: Rússia e Arábia Saudita.

Josuá Barroso
Repórter do Time do Tas na cobertura da Copa da Rússia 2018. É jornalista formado pela Universidade de Uberaba e chefe de redação da Band Triângulo em Minas Gerais.

Crédito: Lars Baron / Getty Images / Reprodução Site Oficial da FIFA

Time do Tas foi buscar referências para confirmar essa impressão de que a Rússia tem uma das piores aberturas de Copa do Mundo já previstas. Jamais houve ocasião em que as piores colocadas no ranking oficial se enfrentassem exatamente numa estreia. Ainda assim, a história guarda outros confrontos pouco empolgantes. Seja pela falta de tradição das seleções em campo, ou pelo resultado no placar final.

Leia mais:

PODCAST: Copa do Mundo no rádio é exercício de imaginação e paixão nacional

Lances famosos das Copas: saiba como eles foram transmitidos ao longo da história

Sabe tudo das Copas? O Time do Tas te desafia a se lembrar das seleções fora das copas em todos os tempos

ONZE EM CAMPO: jogadores da seleção brasileira ou ministros do STF, política ou futebol?

Durante 16 anos, as Copas do Mundo viveram um absoluto jejum de gols em aberturas. Essas e outras informações estão nessa reportagem em vídeo que traz a lista das “Seis piores aberturas de Copa do Mundo de todos os tempos”.

Daniel Aloisio e Josuá Barroso para o Time do Tas