Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Dia Mundial do Rock: relembre o uniforme do Brasiliense em homenagem ao gênero

Comemorado nesta sexta-feira (13 de julho), o Dia Mundial do Rock é muito comemorado ao redor do mundo. No Brasil não é diferente. Em 2010, porém, a celebração da data foi marcada por uma homenagem inusitada. O Brasiliense, time do Distrito Federal, idealizou uma camisa toda especial para comemorar a efeméride.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Brasiliense FC/Reprodução

O Brasiliense, conhecido por seu uniforme amarelo, precisou deixar sua tradição de lado para fazer a homenagem. Para a camisa especial do Dia Mundial do Rock, a cor predominante era o azul. Não por acaso: é a cor do jeans, tecido muito usado por rockeiros. Em 2010, a vestimenta tinha uma cruz negra e detalhes com caveiras, como é do feitio de quem ouve o gênero musical.

Por sinal, a homenagem não poderia vir de outro lugar que não do Distrito Federal. Berço de grandes bandas de rock do Brasil nos anos 1980 (como Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial), a diretoria do Brasiliense buscou reforçar seu laço com o torcedor candango. Isso de acordo com Luis Estevão (presidente do clube à época, ex-senador e atualmente preso) em entrevista ao Globoesporte.com. Por sinal, a história do uniforme é curiosa. Idealizada pela funcionária Aline da Silva, da Comunicação do clube, o próprio setor se mobilizou para colocar o uniforme a cabo – já que o Jacaré não tinha departamento de marketing em 2010.

A camisa estreou no próprio 13 de julho, em um empate entre o Brasiliense e o América-MG: 1×1. Outra curiosidade: quem anotou o primeiro gol do uniforme do rock foi Aloísio Chulapa, em peleja válida pela oitava rodada da Série B daquele ano.

LEIA MAIS
Série D: confira todos os resultados dos jogos nesta segunda-feira (18)
Em meio à Copa, Série D tem jogos de ida das oitavas-de-final – com gol de pentacampeão do mundo
Conheça a música que embalará a torcida argentina na Copa do Mundo de 2018