F-E: As contas de Vergne e Bird na disputa pelo título da temporada

Restando apenas a rodada dupla em Nova Iorque, a temporada 2017-18 da Fórmula E está em seu momento decisivo, e dois pilotos ainda seguem na disputa pelo título. Confira as contas que Jean-Eric Vergne e Sam Bird precisam fazer para conquistarem o título inédito.

Rodrigo Nascimento
Colaborador do Torcedores.com, amante dos esportes americanos e do automobilismo.

Crédito: Divulgação/ABB Formula E

A temporada 2017-18 da ABB Formula E está em seu momento decisivo. Resta apenas a rodada dupla de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que será realizada nos dias 14 e 15 de julho nas ruas da “Big Apple”. O novo campeão do mundial de carros elétricos será conhecido.

Apenas dois pilotos seguem com chances matemáticas de conquistar o mundial deste ano: o francês Jean-Eric Vergne (Techeetah), que atualmente lidera o campeonato com 163 pontos, e o britânico Sam Bird (DS Virgin Racing) vem logo atrás com 140 pontos.

Para Sam Bird, o título mundial só será possível se conseguir chegar a frente de JEV. Porém, não é algo simples: nas dez etapas já realizadas, apenas três vezes o britânico conseguiu terminar a frente de seu rival. Aliás, Jean-Eric Vergne é o único piloto que pontuou em todos os E-Prix da atual temporada.

O cenário ideal para o britânico seria conquistar os 58 pontos possíveis do fim de semana decisivo, com a Pole Julius Baer (3), a vitória (25) e a Visa Fast Lap (1) nas duas corridas. Caso consiga o “hat-trick”, o título será dele, independente da posição em que termine seu adversário.

Caso não consiga a vitória, restará para Sam Bird terminar ambas as provas no pódio, e torcer para que JEV fique de fora da zona de pontuação em pelo menos um dos dois E-Prix, para tirar a diferença de 23 pontos.

Para o atual líder do campeonato, existe a possibilidade de confirmar o título já na primeira prova com a vitória, desde que Sam Bird termine em segundo, mas não consiga os pontos extras (pole e melhor volta da corrida).

Caso não queira se preocupar com Sam Bird, JEV precisa apenas terminar as duas provas a frente de Sam Bird, que o título estará assegurado. Caso o britânico da DS Virgin Racing não termine uma das corridas, JEV precisará apenas chegar na sexta colocação para comemorar o seu primeiro título mundial.

LEIA MAIS:
Fórmula E: Confira a classificação atualizada após o E-Prix de Zurique