Fórmula 1: tudo que você precisa saber sobre o GP da Alemanha

A Fórmula 1 2018 recebe a sua décima primeira etapa neste domingo (22), com o GP da Alemanha, que será disputado no circuito de Hockenheim.

Daniel Gois
Estudante de jornalismo da Universidade Católica de Santos. No Torcedores desde janeiro de 2017, escreve sobre futebol, basquete, formula 1 e eventualmente games.

Crédito: Reprodução/Twitter Fórmula 1

Dono da casa, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, é o pole position. No treino deste sábado (21), Vettel marcou o tempo de 1m11s212 e viu Lewis Hamilton, principal adversário na disputa pelo título da Fórmula 1, ter problemas em seu carro. O piloto da Mercedes vai largar apenas na décima quarta posição.

O companheiro de Hamilton, Valtteri Bottas, fecha a primeira fila. O finlandês da Mercedes foi dois décimos mais lento que Vettel no Q3. A segunda fila é composta por Kimi Raikkonen, da Ferrari, e Max Verstappen, da Red Bull, em terceiro e quarto, respectivamente.

Completam o Top-10 Kevin Magnussen e Romain Grosjean, da Haas, Nico Hulkenberg e Carlos Sainz, da Renault, Charles Leclerc, da Sauber, e Sergio Pérez, da Force India.

O campeonato

Sebastian Vettel é o líder do mundial de pilotos, com 171 pontos, oito a mais que Hamilton. Se não houver reviravoltas, é provável que o alemão da Ferrari aumente a sua vantagem na briga pelo título.

No mundial de construtores, a Ferrari está na liderança, com 287 pontos, 20 a mais que a Mercedes.

De olho neles

Haas e Renault são duas equipes que figuram entre a quarta e quinta força da Fórmula 1. No GP da Alemanha, elas terão os seus pilotos em quinto, sexto, sétimo e oitavo, possibilitando grande chance de pontuarem.

Quem também pode surpreender é Charles Leclerc. O monegasco da Sauber larga em nono e vem sendo constantemente especulado para assumir um dos carros da Ferrari em 2019.

Christian Horner, diretor da Red Bull Racing, sobre a Ferrari

“Eles (Ferrari) devem ter descoberto alguma coisa muito importante para justificar o que ganharam de repente em termos de potência. É o principal motivo de a Haas e a Sauber passarem a conquistar resultados importantes. Em Silverstone nós disputamos outra categoria, diferente da que estão Ferrari, principalmente, e Mercedes.”

Ficha técnica: GP da Alemanha de Fórmula 1

Data: 22 de julho de 2018, domingo
Horário: 10h10, de Brasília
Local: Circuito de Hockenheim, Alemanha
Transmissão ao vivo: Rede Globo e Globoesporte.com
Transmissão tempo real: Globoesporte.com e Torcedores.com