Torcedores – Notícias Esportivas

França pode fazer Nike dominar final da Copa do Mundo pela primeira vez

Presente no futebol desde o fim dos anos 1990, a Nike pode ter pela primeira vez na história duas equipes patrocinadas por ela na final da Copa do Mundo. Para isso acontecer, basta a França vencer a Bélgica, nesta terça-feira (10), na primeira semifinal da competição disputada em 2018 na Rússia. Do outro lado da chave, Inglaterra e Croácia vestem camisas feitas pela empresa norte-americana, que já tem pelo menos uma vaga garantida na decisão por isso. A patrocinadora oficial de material esportivo da Copa é a concorrente alemã Adidas, que faz a camisa dos belgas, última esperança da empresa para estar em mais uma final.

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Crédito: Getty Images

A Nike já apareceu em três finais de Copa do Mundo até hoje, mas só viu um time seu sair campeão: o Brasil, em 2002, quando a seleção comandada por Luiz Felipe Scolari e liderada em campo por um patrocinado histórico da empresa, Ronaldo, venceu a Alemanha, o time mais tradicional e praticamente “propriedade histórica” da Adidas.

Nas outras duas finais, duas derrotas. Em sua primeira Copa do Mundo com a Nike, o Brasil chegou à decisão, mas acabou derrotado pela França em 1998. Na ocasião, os franceses vestiam materiais da Adidas. Foi também para outra seleção patrocinada pela empresa alemã a outra derrota de um time da Nike em decisão de Copas. Aconteceu em 2010, quando a Holanda foi derrotada pela Espanha.

A equipe francesa representa uma das maiores conquistas dos últimos anos para a Nike, já que a equipe era outra das patrocinadas históricas da Adidas até a Copa de 2010. Das outras semifinalistas, a Inglaterra é mais uma recente no portfólio da empresa. Tradicionalmente vestida pela Umbro, a seleção inglesa passou a usar camisas da Nike em 2013. A Croácia, que fez sua melhor campanha em Copas (3º lugar, em 1998) vestindo Lotto, é patrocinada pela marca norte-americana desde 2000.

Se conseguir ver a França finalista contra uma das outras patrocinadas, a Nike conseguirá um feito que é inédito para ela, mas não para a história das empresas de material esportivo nas Copas do Mundo. A última edição, inclusive, teve dois times da Adidas disputando o título em campo, na vitória da Alemanha sobre a Argentina em 2014. A mesma final, em 1990, já tinha as duas equipes vestidas pela empresa alemã, em outro título da seleção do país da Adidas. Mas não são apenas derrotas para a Argentina em finais 100% Adidas. Em 1978, o país conquistou sua primeira Copa derrotando a Holanda com ambas vestidas pela fornecedora.

Em 1974, Alemanha Ocidental e Holanda também tinham camisas da Adidas, mas não mostravam a logomarca da empresa nelas. Essa foi a primeira final entre duas equipes oficialmente patrocinadas pela mesma empresa de material esportivo.

As marcas e os semifinalistas da Copa do Mundo de 1974 a 2014:

nike adidas

LEIA MAIS
FRANÇA X BÉLGICA: VEJA OS PALPITES DO TORCEDORES PARA O SEU BOLÃO

A cobertura completa dos jogos da Copa 2018 você acompanha no Torcedores. No fim de cada dia, Marcelo Tas e equipe apresentam uma live com os principais destaques que marcaram a jornada. Você pode acessar pelo Facebook do Torcedores em https://www.facebook.com/TorcedoresOficial.

Diariamente, você também assistir ao Copa Games, um programa diferente no qual a emoção dos gramados do Mundial se transporta para o mundo do Fifa 18, sempre com a apresentação de Allan Simon e Willian Almeida. E ainda tem o Bate Bola especial, com Lucas Tieppo e Renan Prates. Para acompanhar este programa, basta se cadastrar gratuitamente no Torcedores Play em .