Home Futebol Há 15 anos atrás Ronaldinho Gaúcho era apresentado no Barça; confira como ele mudou a história do clube

Há 15 anos atrás Ronaldinho Gaúcho era apresentado no Barça; confira como ele mudou a história do clube

Em 21 de julho de 2003 o Barcelona apresentava a sua nova contratação: Ronaldinho Gaúcho. Exatamente há 15 anos atrás o jogador pisava no Camp Nou para ser apresentado a torcida. Na época 25 mil pessoas compareceram ao estádio para ver o jogador. O resto é historia.

Ronny Brayner
Apaixonado por esportes, principalmente por futebol, se formou em Jornalismo em 2017 pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Twitter Oficial Barcelona

PUBLICIDADE

O Barcelona não deixou em branco a data de chegada de Ronaldinho Gaúcho ao clube. Não é para menos, o jogador mudou a história do Barça e colocou o clube entre os grandes do mundo. Na época, o time espanhol desembolsou 21 milhões de euros para contratar o jogador do Paris Saint Germain. Ronaldinho já era campeão do mundo pelo Brasil, mas iria alcançar o seu ápice técnico jogando no Barça.

O Bruxo chegou mostrando sua habilidade na apresentação:

Quando Ronaldinho chegou ao clube catalão o time não conquistava títulos havia 4 anos. O Barça também só tinha 1 Liga dos Campeões na sua história, vencida na temporada 1991/1992. O jogador não demorou para mostrar ao que veio e logo na sua estreia marcou um dos gols mais bonitos da história do clube, confira:

Na temporada de 2004-2005 o jogador alcançou o seu ápice e o seu título mais importante pelo Barça. Venceu a Liga dos Campeões com o time e foi eleito o melhor jogador do mundo pela primeira vez. Ele também conquistou dois títulos espanhóis pelo Barça.

PUBLICIDADE

Em um time recheado de craques como Iniesta, Xavi, Eto’o e Deco, era Ronaldinho o maestro. Cada partida dele era um show, tanto é, que nessa época ele ganhou o apelido de “showman”. Ele fazia coisas que nenhum jogador reproduzia em campo. Por exemplo, em uma partida contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, o jogador marcou 2 golaços e foi aplaudido de pé torcida do Real Madrid.

O jogador comentou sobre esse dia histórico:

Ronaldinho Gaúcho fez com que o Barcelona voltasse a ser um dos grandes clubes do mundo.Na época em que ele chegou ao time, quem comandava na Europa e na Espanha era o Real Madrid com seu time galáctico. Porém, após a chegada do R10 as coisas mudaram e o Barça passou a equipe a ser batida. Tanto é que o time foi campeão espanhol com 12 pontos na frente do Real Madrid.

Sobre a contratação do R10, Iniesta, que é um dos maiores ídolos do clube, falou sobre:

PUBLICIDADE

-A chegada de Ronaldinho mudou um pouco os rumos que o clube vinha tomando. A partir disso, muitas coisas positivas aconteceram. Um ou outro ano difícil, mas acredito que a arrancada do Barça começou ali, disse o ídolo do Barça.

Ronaldinho Gaúcho ficou no Barcelona até 2008, ele disputou 207 jogos pelo time e marcou 94 gols. Após sair do time ele se ele se transferiu para o Milan onde ficou até 2011 e depois voltou para jogar no Brasil. O jogador está marcado para sempre na história do Barcelona como um dos maiores que já vestiram a camisa azul grená.

O Barcelona postou uma série de homenagens ao jogador nas suas redes sociais. Chegou a escrever no seu site “ele continua sendo um jogador único na história do futebol, e mudou a história moderna do Barcelona”

LEIA MAIS:
Borussia vence City em jogo com presenças de Douglas e Mahrez
Barcelona avança por Hazard e pode oferecer Dembélé em troca