Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Oito jogadores revelados pelo Santos, mas que você talvez não saiba

Nem todos os jogadores revelados pelo Santos têm um grande destaque, apesar de tantos craques terem saído da base da equipe.

Diego Ribeiro
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Site Oficial do Sampaio Corrêa

O Santos mantém relação estreita entre os departamentos de futebol profissional e o de base, não é à toa que sempre revelou diversos jogadores para o cenário futebolístico nacional e internacional. Mundialmente famoso por formar os chamados “Meninos da Vila”, que é a alcunha atribuída aos atletas revelados pelo clube, o Peixe sempre prezou pela máxima “a base sempre salva”.

Grandes nomes do mundo da bola despontaram inicialmente na baixada santista e deram seus primeiros passos no gramado da Vila Belmiro, entre eles o principal jogador da história: Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.

Claro, todo mundo sabe que o Rei do Futebol, além de Diego, Robinho, Neymar e Ganso foram revelados pelo Peixe, mas o que talvez você não saiba é que a base alvinegra não vive somente de lapidar jóias. Alguns nomes passam despercebidos por serem menos badalados do que os citados acima, mas convenhamos, eles não têm culpa, apenas tiveram “azar” de nascer no mesmo clube de tantos craques.

Confira abaixo a lista com oito jogadores revelados pelo Santos, que você talvez não saiba:

1 – César Sampaio

O ótimo volante ficou conhecido por sua trajetória no rival Palmeiras, onde foi bicampeão paulista e brasileiro em 1993 e 1994. Participou também da campanha do título da Libertadores da América de 99, a única do Alviverde. Também atuou pela Seleção Brasileira e estava no grupo campeão da Copa América de 1997.

2 – Gustavo Nery

Outro que foi mais feliz num rival, do que no Peixe. Gustavo atuava como lateral-esquerdo e ganhou títulos expressivos por Corinthians e São Paulo. Venceu a Copa América de 2004 com a camisa canarinho.

3 – Marcos Assunção

O exímio cobrador de faltas é da mesma safra que Gustavo Nery (metade da década de 90) e passou boa parte da carreira na Europa. No Velho Continente atuou por Roma-ITA e Real Bétis-ESP. Em 2013 retornou para o clube formador, mas não obteve destaque.

4 – Élder Granja

Campeão Mundial com o Internacional-RS em 2006, o atual atleta do Juventus da Mooca não teve muitas oportunidades na baixada.

5 – Thiago Carleto

Canhoto, chute potente e lateral-esquerdo, mas não fez um golaço no goleiro francês Fabien Barthez. Hoje faz parte do elenco do Al-Ittihad-SAU.

6 – Hudson

O titular do Tricolor Paulista quase retornou ao Santos nessa temporada, porém as negociações não avançaram.

7 – Junior Dutra

Atualmente no Fluminense (emprestado pelo Corinthians), Junior Dutra não foi feliz na baixada santista e tentou a vida no Japão. Ano passado fez um bom Brasileirão pelos catarinenses do Avaí.

8 – Emerson Palmieri

Outro lateral-esquerdo na lista, Emerson foi titular na campanha do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2013. Na última temporada europeia foi contratado pelo Chelsea-ING, após boas apresentações com a camisa da Roma-ITA.

LEIA MAIS:

Opinião: Como o Santos deve jogar para vencer o Flamengo