Home Futebol Por que o Uruguai tem 4 estrelas na camisa da seleção de futebol?

Por que o Uruguai tem 4 estrelas na camisa da seleção de futebol?

Você com certeza já viu o Uruguai disputando partidas de Copa do Mundo, Copa América, Copa das Confederações, amistosos e afins usando 4 estrelas na camisa. Aí você também para e lembra: a equipe sul-americana foi campeã do mundo apenas duas vezes, em 1930 (na primeira edição) e em 1950 (no inesquecível “Maracanazo”). Mas, então, por que o Uruguai tem 4 estrelas na camisa da seleção de futebol?

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.
Uruguai 4 estrelas

Foto: Allan Simon/Torcedores

A questão remete a uma era pré-Copa do Mundo. O Uruguai era a grande força da modalidade em todo o planeta na época em que a Fifa, comandada pelo francês Jules Rimet, resolveu criar um campeonato mundial de futebol que fosse disputado a cada quatro anos. Talvez o dirigente não imaginasse que aquela ideia ganhasse o status que a Copa ganharia com o passar dos anos. Não foi por acaso que os uruguaios acabaram escolhidos como país-sede da primeira edição do Mundial.

Em 1914, a Fifa passou a ser responsável pela organização do torneio olímpico de futebol e se comprometeu a reconhecer o campeão dessa evento como “o campeão mundial de futebol amador”. Depois de uma edição mais curta com 14 membros nos Jogos Olímpicos da Antuérpia-1920, a primeira iniciativa maior veio nas Olimpíadas de Paris-1924. A Fifa conseguiu reunir 22 times de cinco continentes diferentes, dando cara e jeito de competição mundial ao torneio olímpico.

PUBLICIDADE

A seleção uruguaia chegou arrasadora nas Olimpíadas. Escalada na fase preliminar, venceu a Iugoslávia por 7 a 0. Na primeira fase, superou os EUA por 3 a 0. Nas quartas de final, goleou a França por 5 a 1. Os uruguaios superaram ainda a Holanda na semifinal, por 2 a 1, antes de levarem a medalha de ouro vencendo a Suíça por 3 a 0. Era o primeiro título de expressão do Uruguai fora da América do Sul. E, para os uruguaios, levando em consideração o compromisso da Fifa, era um título mundial.

Quatro anos depois, em Amsterdã, o Uruguai voltou a mostrar seu poderio e domínio mundial. Na estreia, venceu a Holanda por 2 a 0. Nas quartas de final, passou pela Alemanha com uma vitória maiúscula por 4 a 1. As semifinais foram contra a Itália que vinha com a moral de ter aplicado um 7 a 1 no jogo-desempate contra a Espanha. Apesar do duelo apertado, os italianos não foram páreo para a seleção uruguaia, que saiu vencedora por 3 a 2.

PUBLICIDADE

Na final, o Uruguai encontrou pela frente a Argentina. O jogo terminou empatado em 1 a 1 ao final do tempo normal e da prorrogação, forçando um jogo-desempate, que acabou vencido pelos uruguaios por 2 a 1. Era a segunda medalha de ouro consecutiva, confirmando a supremacia da equipe celeste, que não à toa ganhou o apelido de “Celeste Olímpica”.

O sucesso naqueles dois torneios rendeu ao Uruguai a força necessária para ser escolhido pela Fifa para sediar a primeira edição de seu campeonato mundial, marcado para 1930. Além do bi olímpico, os uruguaios festejariam naquele ano o centenário da sua constituição. Foram os motivos perfeitos para a eleição do país sul-americano como anfitrião da primeira Copa.

Para os uruguaios, embora a Fifa tenha praticamente zerado sua contagem a partir da Copa do Mundo de 1930, os dois títulos conquistados em 1924 e 1928 equivalem aos mundiais da época. E eles têm lá sua razão, já que a própria entidade era a organizadora dos torneios olímpicos, as seleções participantes eram as principais, e só a partir da realização do próprio Mundial da Fifa que a Olimpíada passou a ser tratada como uma competição menor no futebol, com seleções de base a demora de décadas para aceitação de profissionais em campo.

A primeira Copa do Mundo foi vencida pelo Uruguai, que fez valer a condição de anfitrião e levou a taça vencendo todos os jogos (Uruguai 1 x 0 Peru, Uruguai 4 x 0 Romênia, Uruguai 6 x 1 Iugoslávia e Uruguai 4 x 2 Argentina). Apesar de não ter disputado a Copa de 1934, em protesto por causa dos poucos convites aceitos pelos europeus para disputar a Copa que organizou, e também a edição de 1938, por causa de um boicote quase generalizado devido à escolha da França como sede do torneio, em vez de um país sul-americano, o Uruguai voltou à Copa do Mundo em 1950, no Brasil, quando conquistou o título mais uma vez.

PUBLICIDADE

Ou seja, o Uruguai ganhou as duas primeiras Copas que disputou, provando uma obstinação vencedora até então. Para o povo uruguaio, seu país foi campeão do mundo em 1924, 1928, 1930 e 1950. Por isso, o time atualmente usa 4 estrelas na camisa.

LEIA MAIS
CONFIRA OUTROS PORQUÊS DO ESPORTE NO TORCEDORES

Este texto é parte do especial “Os porquês do esporte” do Torcedores, que busca tirar as dúvidas mais recorrentes dos internautas brasileiros acerca do tema”.

A cobertura completa dos jogos da Copa 2018 você acompanha no Torcedores. No fim de cada dia, Marcelo Tas e equipe apresentam uma live com os principais destaques que marcaram a jornada. Você pode acessar pelo Facebook do Torcedores em https://www.facebook.com/TorcedoresOficial

PUBLICIDADE

Diariamente, você também assistir ao Copa Games, um programa diferente no qual a emoção dos gramados do Mundial se transporta para o mundo do Fifa 18, sempre com a apresentação de Allan Simon e Willian Almeida. E ainda tem o Bate Bola especial, com Lucas Tieppo e Renan Prates. Para acompanhar este programa, basta se cadastrar gratuitamente no Torcedores Play em .