Futebol Internacional

Quais países disputaram Copa somente uma vez?

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Youtube

 No mundial da Rússia tivemos as participações de Panamá, que mostrou um futebol cheio de limitações e, a Islândia que foi sensação da Eurocopa, mas, seu único mérito na Copa, foi empatar com a Argentina. Vamos detalhar cada nação, que apenas uma vez, teve o prazer e disputar a tão sonhada Copa do Mundo, vamos começar com a de melhor campanha e, terminar com a pior.

  • Alemanha Oriental: com certeza, não teremos mais a participação dessa nação, já que o famoso muro de Berlin foi derrubado em 1989 e, um ano depois, a Alemanha voltou a ser uma só. Mas o lado Oriental uma vez disputou o Mundial, já que o país surgiu em 1949, quatro anos depois do fim da segunda guerra mundial. Sua presença foi em 1974, na primeira fase eles obtiveram um empate e duas vitorias, uma delas contra a própria Alemanha (chamada de ocidental) o que lhes garantiu a primeira vaga. Na segunda fase, tiveram duas derrotas (uma para o Brasil) e um empate, mesmo assim, foi a melhor campanha de quem disputou uma vez.

 

  • Pais de Gales: compareceram em 1958, obtiveram três empates, mas, naquela época existia jogo de desempate, caso duas nações empatassem, no jogo extra eles venceram a Hungria por 2×1, mas, nas quartas cruzaram o Brasil, perderam de 1×0, com um gol de placa de Pelé.

 

  • Cuba: foram convidados em 1938, empataram com a Romênia, fizeram o jogo de desempate, onde venceram por 2×1, depois foram aniquilados pela Suécia por 8×0.

 

  • Eslováquia: em 2010 se classificaram, lembrando que já fez parte da Tchecoslováquia, empatou com a Nova Zelândia, perdeu para o Paraguai, mas, eliminou a Itália, numa partida emocionante. Nas oitavas, foram derrotados pela a Holanda.

 

  • Bósnia e Herzegovina: no ano de 2014, mais uma ex Iugoslávia deu as caras, perderam de 2×1 da Argentina, venceram o Irã, mas, sofreram derrota para a Nigéria ficando na primeira fase.

 

  • Jamaica: na Copa de 1998, o país da América Central, perdeu de 3×1 da Croácia e 5×0 da Argentina, mas, na ultima rodada venceram o Japão por 2×1, o técnico era o brasileiro Renê Simões, ficaram na primeira fase, mas, saíram com uma vitória.

 

  • Angola: os africanos que falam português, comemoraram muito o empate contra o México em 2006, mas, não venceram o Irã, 1×1 foi o jogo, por isso, saíram da Copa sem vitória, mas, mostraram respeito, perdendo de Portugal por apenas 1×0.

 

  • Israel: infelizmente eles não podem disputar o grupo da Ásia, por causa dos conflitos com os árabes, já disputaram no fraco continente da Oceania, hoje estão na Europa. De forma honrosa, na Copa de 1970, empataram com Itália e Suécia, mas, perderam do Uruguai por 2×0. Nas eliminatórias de 1994, venceram a França em território francês, fez com que ajudassem os franceses a não ir a Copa.

 

  • Kuwait: sob o comando de Carlos Alberto Parreira, eles disputaram o mundial de 1982, conseguiram um empate contra a Tchecoslováquia, perderam só de 1×0 da Inglaterra, mas, protagonizaram uma das cenas mais malucas da historia das copas, numa partida contra a França, a seleção perdia por 3×1, quando alguém apitou na arquibancada e, os atletas do Kuwait pararam, os franceses marcaram, mas, um sheik entrou no campo, convencendo o juiz anular o gol, o arbitro atendeu a absurda ordem, na sequencia, a França marcou 4×1.

 

  • Trinidad Tobago: comemoraram muita o empate contra a Suécia, na sequencia perderam de Inglaterra e Paraguai, isso em 2006.

 

  • Indonésia: em 1938, o pais se chamava Ilhas Holandesas, foram convidados, pegaram a Hungria e, perderam de 6×0, foram eliminados.

 

  • Iraque: os iraquianos treinados pelo brasileiro Evaristo Macedo disputaram a copa de 1986, perderam os três jogos, mas, não levaram goleada de ninguém, 1×0 para Paraguai e México, 2×1 no confronto contra a Bélgica.

 

  • Togo: o pais africano, quase desiste da Copa, por brigas na federação, três derrotas, 2×1 contra a Coreia do Sul, 2×0 para a Suíça, seguraram a França no primeiro tempo, mas, no segundo, os franceses marcaram duas vezes.

 

  • Canada: eles haviam chegado as quartas de finais, dos jogos olímpicos de 1984, quando foram eliminados pelo Brasil nos pênaltis. Na Copa de 1986, deram muita canseira na favorita França, perdendo só de 1×0, mas na sequencia sofreram derrotas para a URSS e Hungria, ambas por 2×0, saíram da Copa sem nenhum gol.

 

  • Emirados Árabes: outra seleção treinada por Carlos Alberto Parreira sofreu goleadas como: Alemanha 5×1 e Iugoslávia 4×1, da Colômbia perderam só de 2×0, o jogador que marcou contra a Alemanha, ganhou um Ross Royce de um poderoso do petróleo, foi em 1990.

 

  • China: a maior população do mundo, disputou Copa apenas uma vez, três derrotas e nenhum gol isso em 2002, perderam para: Brasil 4×0, Turquia 3×0 e Costa Rica 2×0.

 

  • Haiti: foi o representante da América Central em 1974, quando foram detonados pela Polônia por 7×0, mas marcaram gols, nas derrotas para Argentina 4×1 e Itália 3×1 (onde saíram ganhando).

 

  • Zaire: conhece a frase: era melhor não ter saído de casa, isso serve para a atual Republica do Congo, a campanha não poderia ser pior, em três jogos, nenhum gol e, 14 levados, já que perdeu de 9×0 da Iugoslávia.

 

       Leia Mais:

 

GRANDES JOGOS DAS COPAS: HUNGRIA 10×1 EL SALVADOR – NÃO PODERIA SER PIOR

GRANDES JOGOS DA COPA: BRASIL 4×1 ITÁLIA – A GRANDE SELEÇÃO

GRANDES JOGOS DAS COPAS: ARGENTINA 2×1 INGLATERRA – A MÃO DE DEUS