Fitness

Craque da Croácia, Rakitic não pode ingerir glúten; saiba mais sobre a doença celíaca

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Ivan Rakitic/Twitter/Reprodução

A Croácia disputará, no próximo domingo (15), a final da Copa do Mundo contra a França. Um dos craques da seleção eslava é Ivan Rakitic, meia do selecionado. O jogador do Barcelona, porém, tem um problema de saúde muito comum – o que não deixa de ser raro para um atleta de alto rendimento. O croata sofre com a doença celíaca.

A doença celíaca consiste na inflamação do revestimento do intestino delgado, que causa a má absorção de nutrientes. Encontrada no trigo, na cevada e no centeio, a proteína pode causar diarreia, gases, fadiga, anemia, osteoporose e inchaço. Foi o inchaço, aliás, que fez com que Rakitic buscasse ajuda. Após as partidas, o jogador do Barcelona e da Croácia ele sentia grande mal-estar e inchaço em seu corpo. Com isso, as recuperações físicas pós-jogo tornavam-se muito demoradas.

Atingindo entre 1% e 2% da população mundial, a intolerância ao glúten é uma doença crônica – ou seja, que não tem cura. Para evitar qualquer problema à saúde, é necessário cortar a ingestão da proteína. No Brasil, uma em cada seiscentas pessoas possuem a doença celíaca, mas a própria legislação facilita a vida de quem possui a enfermidade. Desde 1992, uma lei obriga que fabricantes de alimentos indiquem se a iguaria possui ou não glúten. Desde então, tornaram-se comuns os dizeres “contém glúten” ou “não contém glúten” em embalagens de comidas.

Ivan Rakitic mostra, apenas, que nada pode parar um atleta de alto rendimento que conhece o próprio corpo. Nem mesmo o glúten e/ou a doença celíaca.

LEIA MAIS
Atum no café da manhã e arroz doce: conheça a dieta de Lewandowski
Descanso, dieta e pilates: os segredos de Cristiano Ronaldo para cuidar da saúde
Saiba como melhorar sua saúde com a preparação de Willian para a Copa do Mundo
Kickboxing e linhas retas: os segredos de Messi para a Copa do Mundo – e para a saúde