Desde 2002, um técnico pode convocar 23 jogadores para uma Copa do Mundo, o que poucos sabem é que durante toda a história do Mundial apenas um conseguiu usar todos os 23 atletas convocados. O responsável pelo feito foi o holandês Van Gaal na edição 2014, disputada no Brasil.
A façanha foi obtida na disputa do terceiro lugar entre Brasil x Holanda, no estádio Mané Garrincha. Van Gaal colocou Jasper Cillessen, terceiro goleiro holandês, em campo aos 48 minutos do segundo tempo da vitória sobre a seleção brasileira.
Vale lembrar que nas quartas de final da Copa 2014, contra a Costa Rica, Van Gaal surpreendeu a todos ao colocar o goleiro reserva Tim Krum nos 48 segundos finais da prorrogação. O arqueiro foi determinante para a classificação à semifinal após defender duas cobranças na disputa por pênaltis.
Segundo levantamento da Agência Efe, a França, em 1978, utilizou os seus 22 jogadores, assim como a Grécia e a Rússia, em 1994. Em 2010, na África do Sul, a Alemanha usou 22 atletas, mas na época as seleções já poderiam levar 23 jogadores.
Bicampeão mundial em 1962, o Brasil foi o time que menos usou atletas na história das Copas: apenas 12 convocados foram aproveitados pelo técnico Aymoré Moreira, um a menos que a Itália campeã mundial em 82.
VEJA TAMBÉM:
Ex-atacante inglês critica disputa por 3º lugar na Copa: “estupidez absoluta”
Aumento de seleções na Copa do Mundo pode ser antecipado para 2022