Análise tática de Corinthians x Grêmio: o que Loss e Renato preparam

Corinthians x Grêmio medem forças na noite deste sábado (18), às 19h (horário de Brasília), em Itaquera, pela 19ª rodada do Brasileirão. Após pouparem os titulares no último fim de semana, devido aos jogos decisivos das quartas de final da Copa do Brasil, os dois times voltam a priorizar o torneio por pontos corridos.

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Sem vencer há duas rodadas, o Corinthians, sétimo colocado, com 26 pontos ganhos, busca a vitória para se aproximar do G-6.

O técnico Osmar Loss teve apenas um dia para preparar o time para o duelo. Contudo, quatro titulares foram poupados no treino de sexta-feira: o lateral-direito Fagner, o volante Douglas, o meia Jadson e o atacante Clayson. O quarteto é dúvida.

Conheça a 1xBet:

Um novo jeito de fazer sua aposta esportiva!

Vetado minutos antes da partida contra a Chapecoense, na última quarta-feira, pelas quartas de final da Copa do Brasil, o meia Pedrinho treinou normalmente e deve reforçar a equipe.

O goleiro Cássio, suspenso pelo terceiro amarelo, é a baixa confirmada. Walter é o substituto.

A provável escalação corintiana tem: Corinthians: Walter; Fagner, Pedro Henrique, Henrique e Danilo Avelar; Gabriel e Araos; Pedrinho, Jadson e Romero; Emerson Sheik (Jonathas).

football formations

O esquema tático que será utilizado neste sábado é uma incógnita. Há duas possibilidades: o 4-2-4 e o 4-2-3-1. Na primeira, Emerson Sheik seria mantido entre os titulares, como falso 9. Se optar pelo segundo, Loss usaria Jonathas como centroavante.

Embora esteja abalado com a queda para o Flamengo nas quartas de final da Copa do Brasil, o Grêmio, quarto colocado, com entra em campo vivendo bom momento no Brasileirão, onde não perde há quatro rodadas e vem de duas vitórias atuando com reservas. Um novo triunfo faria com que a equipe dormisse a noite de sábado na terceira colocação, dois pontos atrás do líder São Paulo, que no domingo recebe a Chapecoense, no Morumbi.

O técnico Renato Portaluppi, como de praxe, não revelou a escalação contra o Corinthians. As dúvidas são quanto as participações do lateral-direito Léo Moura e do atacante André, os mais desgastados fisicamente.

A tendência é que Portaluppi volte a usar o esquema 4-2-3-1 com a linha de três sendo formada por Ramiro, aberto pela direita, Luan, por dentro, e Everton, na esquerda. Se André não tiver condições, Jael deve ser confirmado como o centroavante.

A provável escalação gremista tem: Marcelo Grohe; Léo Moura (Leonardo), Geromel, Kannemann e Cortez; Maicon, Jailson, Ramiro, Luan e Everton; André (Jael).

football formations

VEJA TAMBÉM:

Corinthians x Grêmio: saiba como assistir ao jogo AO VIVO na TV