Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Saiba como fica o Brasileirão a partir de 2019 com o fim do Esporte Interativo

O encerramento dos canais Esporte Interativo, anunciado pela Turner nesta quinta-feira (9), provocou dúvidas em muitos torcedores dos clubes que haviam assinado contrato com a emissora para a transmissão em TV por assinatura dos jogos do Brasileirão a partir de 2019. A rigor, o acordo dessas equipes foi com a Turner e segue valendo para os canais controlados por essa empresa.

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Crédito: Reprodução

Em comunicado oficial, a Turner frisou que a transmissão da Liga dos Campeões da Europa nos próximos três anos e a exibição do Brasileirão até 2024 serão realizadas pelos canais TNT e Space. Os canais Esporte Interativo serão desativados ao longo dos próximos 40 dias e já não estão mais exibindo programação inédita. A logomarca da emissora já sumiu da tela.

Segundo a Turner, os clubes que possuem contrato com a empresa para o Brasileirão são Atlético-PR, Bahia, Ceará, Coritiba, Criciúma, Figueirense, Fortaleza, Guarani, Internacional (para 2019 e 2020), Joinville, Palmeiras, Paraná, Paysandu, Ponte Preta, Sampaio Correa, Santa Cruz e Santos. Apenas os times que estiverem na Série A terão os jogos transmitidos pela Turner. E isso vale também apenas para as partidas entre elas. Ou seja, duelos entre um time da Turner e um time da Globo não serão exibidos nem por uma, nem pela outra, a menos que haja um acordo.

O fim dos canais Esporte Interativo assusta, mas não deve representar problemas a essas equipes, que terão seus jogos veiculados por TNT e Space. Programas e transmissões de outros eventos, sim, devem ser encerrados. A Turner não descreveu quais, mas disse que “deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos”.

Em entrevista ao site Tela Viva, o gerente geral da Turner, Antônio Barreto, disse que os canais TNT e Space possuem uma base de assinantes maior que a do Esporte Interativo, e que isso deve aumentar a exposição do Brasileirão.  “Infelizmente, o mercado brasileiro de TV por assinatura tem perdido base nos últimos três anos e os sinais de recuperação ainda são tímidos. Some-se a isso o elevado custo dos direitos esportivos, a forte retração no mercado publicitário e o custo de manter dois canais no ar. Avaliamos que esse era o melhor momento de fazer a mudança, reduzir os custos e a adotar uma nova abordagem na exibição dos eventos”, disse o executivo. “Em vez de focar em ter um canal, vamos nos focar nos eventos que sejam mais interessantes”, completou.

Confira a íntegra da nota oficial:

POSICIONAMENTO OFICIAL DO ESPORTE INTERATIVO

Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.

Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.

Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!

LEIA MAIS
ESPORTE INTERATIVO ENCERRA CANAIS NA TV