Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Dia do Canhoto: conheça cinco brasileiros canhotos famosos no esporte

Hoje se comemora o Dia Mundial do Canhoto. Veja aqui, no torcedores.com, uma lista de cinco atletas canhotos que se destacaram em seus esportes.

Andre Nascimento Donati
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Foto:Free Images

Existe uma estimativa de que apenas 10% da pessoas do mundo usam mais o lado esquerdo do corpo. Então, é muito comuns que pessoas canhotas se destaquem na área em que ela atua. E no esporte não é diferente. Confira aqui uma lista de cinco atletas canhotos que se destacaram em seus esportes.

1-Ayrton Senna

Considerado por alguns o maior piloto da história da Fórmula 1, Ayrton Senna foi campeão por três vezes da Fórmula 1, ganhou 41 provas e fez a pole 65 vezes. Ser canhoto foi vantajoso para ele nas primeira temporadas, pois conseguia manter a mão esquerda no volante, enquanto fazia as trocas de marcha com a mão direita. Essa vantagem era ainda mais explícita em circuitos com muitas curvas, como Mônaco. Em 1991, essa vantagem caiu, pois a troca de marchas passou a ser eletrônica. Mas isso não o impedi de ganhar mais um título e continuar lutando até aquele trágico 1º de maio.

2-Hugo Hoyama

Um dos maiores mesa-tenistas do Brasil, Hugo Hoyama é o segundo maior brasileiro medalhista de ouro em Jogos Pan-Americanos. E nos Jogos Olímpicos de Atlanta-1996, conseguiu um nono lugar, melhor resultado de um brasileiro na competição (recorde igualado por Hugo Calderano em 2016). Em seu site, Hoyama cita que ser canhoto é uma vantagem no tênis de mesa, pois jogadores acostumados com adversários destros sentirão dificuldades na hora do jogo.

3-Ricardinho

Um dos jogadores de vôlei mais polêmicos do Brasil, Ricardo Garcia, mais conhecido como Ricardinho, foi um dos melhores levantadores que a Seleção Brasileira de vôlei já teve. Era uma peça importante no time de Bernardinho. Conquistou seis Ligas Mundiais, dois Campeonatos Mundiais e uma medalha de ouro olímpica. Em 2007, foi afastado da seleção, numa decisão bastante controvérsia. Voltou em 2012, e se aposentou do time nacional apos´a prata em Londres.

4-Gabriel Medina

Primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surf, Gabriel Medina é canhoto,mas nunca comentou se isso o ajuda durante a competição. Nascido em São Sebastião, venceu a principal competição do surf mundial em 2014, ano em que o país ainda estava de ressaca após o 7 a 1. Ainda não conseguiu repetir o feito, embora tenha ficado com o vice-campeonato em 2017. Atualmente, está me terceiro lugar no campeonato.

5-Fernando Meligeni

Mais conhecido como Fininho, nasceu na Argentina ,mas se mudou para o Brasil quando tinha apenas quatro anos de idade. Meligeni é canhoto no tênis, um esporte que valoriza muito quem joga coma a mão esquerda. Foi quarto lugar nos Jogos Olímpicos de 1996 e semifinalista do Torneio de Roland Garros em 1999. Se aposentou em 2003, ganhando o ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo.