Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Site referência em ROMs suspende distribuição de games; saiba mais

Famoso site de roms (arquivos de jogos para computadores), o EmuParadise suspenderá a distribuição dos games. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (09) por MasJ, fundador do serviço que está há dezoito anos no ar. Nos arquivos do site encontram-se títulos de videogames como Super NES, NES clássico, Mega Drive, Master System, Atari 2600 e nomes bem antigos de PC.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: EmuParadise/Reprodução

De acordo com MasJ, as questões legais que envolvem a distribuição dessas ROMs são o principal motivo pelo qual o EmuParadise suspenderá suas atividades. A questão que envolvem os jogos, aliás, é algo muito complexo. Distribuí-las não é algo ilegal, mas a utilização desses arquivos pode causar transtornos. Vale lembrar que só é possível utilizar um arquivo do gênero de uma maneira. Caso os direitos tenham sido adquiridos antes dessa utilização, é válido.

“Comecei o EmuParadise há dezoito anos pois nunca tive a oportunidade de brincar com vários dos games antigos tão maravilhosos enquanto era uma criança/adolescente na Índia. Queria que todos pudessem jogá-los. Conforme os anos iam passando, trabalhei com muito afinco com toda a equipe do site para ter a certeza que todo mundo pudesse ter a dose necessária de jogos retrô. Não valia a pena encarar situações que poderiam ter consequências desastrosas. Não posso, em sã consciência, arriscar o futuro de pessoas que trabalharam comigo por tantos anos”, disse MasJ no comunicado lançado aos gamers. Ele também frisou que há planos para lançar novidades – sem especificar, porém, quais seriam.

O fim do EmuParadise coincide com um período no qual a indústria fica ainda mais atenta às antiguidades. Empresas como Nintendo e Sony e marcas como Mario Bros e Sonic desenvolveram filtros para encontrar arquivos ilegais. Como não poderia deixar de ser, tais mecanismos são muito eficientes. Isso dificulta a vida do site, que esbarra em questões legais explicadas no segundo parágrafo do texto.

LEIA MAIS
Com inscrições até dia 12 de agosto, Copa Kinoplex permite jogar PES no cinema
Konami anuncia game no estilo Super Smash Bros em parceria com revista japonesa; saiba mais detalhes
Clássico do PlayStation 2 tem mini-mapa descoberto após 17 anos; saiba qual o código