Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Conmebol define sedes das finais únicas da Libertadores e Sul-Americana 2019

Nesta terça-feira (14), em reunião da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), a capital do Chile, Santiago, foi escolhida como sede da primeira final única da história da Copa Libertadores, em 2019. Na mesma reunião, a entidade também definiu a cidade de Lima, capital do Peru, como sede da final única da Copa Sul-Americana de 2019.

Fernando Keller
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação/Conmebol

De acordo com a Conmebol, a escolha foi realizada após a análise criteriosa de alguns critérios fundamentais, como organização, logística, segurança, tecnologia, aspectos políticos, sociais, ambientais, hotelaria, mobilidade e assuntos comerciais, como transmissão televisiva e comercialização de eventos de grande porte.

Para ser eleita, Santiago teve que superar outras duas postulantes: Montevidéu, capital do Uruguai, e Lima; capital peruana, mas os uruguaios desistiram da candidatura.

“Estas decisões obedecem ao objetivo estratégico de potenciar o desenvolvimento esportivo do futebol sul-americano mediante maiores recursos, mais investimentos e melhores padrões em todos os níveis. Além de gerar mais renda para reinvestir no desenvolvimento esportivo, a final única será uma grande oportunidade para a América do Sul dar um grande salto em infraestrutura esportiva, organização de eventos, controles de segurança, conforto e atenção nos estádios e na promoção regional e mundial dos nossos torneios, clubes e jogadores. As finais únicas da CONMEBOL Libertadores e da Sul-Americana serão eventos que inspirarão todos os sul-americanos a pensarem grande”, declarou Alejandro Domínguez, presidente da entidade.

LEIA MAIS
VICE-ARTILHEIRO DA LIBERTADORES, BORJA IGUALA MARCA DE CESAR MALUCO NO PALMEIRAS
VEJA O DESEMPENHO DE MANO MENEZES PELO CRUZEIRO EM JOGOS DE MATA-MATA

Vale lembrar que Santiago foi a cidade que mais acolheu jogos-desempate em campo neutro durante o período em que a Libertadores era decidida no formato de melhor-de-três. A capital chilena sediou seis partidas de desempate, em 1965, 1966, 1967, 1974, 1976 e 1987.

De acordo com decisão da Conmebol, a Libertadores será decidida em final única pelo menos até 2022. A mudança no regulamento adotada pela entidade é baseado no da Liga dos Campeões da Europa. Em 2018, na atual edição, a competição ainda será decidida em jogos de ida e volta, com mando de campo de cada um dos finalistas.