Mundo Fitness: Musculação pode ajudar resistência em dias de frio

Nunca é uma tarefa fácil fazer exercícios físicos em dias de frio, afinal, nosso corpo tem um mecanismo de defesa contra temperaturas baixas. Mas a prática da musculação pode ser fundamental para quem deseja se proteger desses períodos de inverno.

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 22 anos. Amante do esporte bem jogado e admirador de boas histórias.

Crédito: mrkaushikkashish / PixaBay

De acordo com um estudo publicado pelo periódico The Journal of Physiology, o aumento de massa muscular através de exercícios ajudam o corpo a manter a temperatura alta por mais tempo. Assim como as práticas físicas auxiliam na disposição e retardam a fadiga.

A pesquisa faz teste com dois grupos de ratos do sexto masculino. Um deles corriam em rodinhas a baixas temperaturas, enquanto o outro permanecia sedentário durante o inverno artificial. Todos os aspectos eram monitorados: peso, alimentação, nível de glicose, massa muscular e taxa de gordura.

Conforme era esperado, o estudo comprovou que os animais ativos tem maior facilidade em manter a temperatura do corpo alta. Todos conseguiam usar os muculos como fonte de calor, mesmo perdendo um pouco de peso. Além disso, se mantiveram mais saudáveis que os sedentários.

O outro grupo já sentia bem mais os problemas de hipotermia, até porque o organismo busca de todas as maneiras manter a temperatura estável. Assim os ratos mais sedentários não tinham massa muscular, e acabavam convertendo a gordura do corpo em energia para manter o calor interno.

 

 

Leia Mais: 

DICAS FITNESS: MANTENHA A MODERAÇÃO NOS EXERCÍCIOS, DIZ ESTUDOS

YOUTUBER KÉFERA LANÇA PROGRAMA DE TREINOS ONLINE

CAMPEÃ BRASILEIRA DE FISICULTURISMO FERNANDA DASSIE FALA SOBRE O EFEITO REBOTE APÓS AS COMPETIÇÕES E SEUS REFLEXOS