Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Associação Portuguesa de Desportos completa 98 anos de história

Tradicional clube da capital paulista, a Associação Portuguesa de Desportos, a querida Lusa, completa neste 14 de agosto de 2018, 98 anos!

Vinícius Rodrigues Alves
Advogado por formação, roqueiro de criação e escritor por opção!

Crédito: Divulgação Facebook

A colônia lusitana de São Paulo está em festa. Hoje a Portuguesa completa mais um ano de vida.

Fundada em 14 de Agosto de 1920, a partir da união de cinco sociedades de origem lusitana (Luzíadas Futebol Club, Associação 5 de Outubro, Esporte Club Lusitano, Associação Atlética Marquês de Pombal e Portugal Marinhense), a Portuguesa foi por muito tempo vista como um dos grandes clubes de São Paulo, respeitada por todos os que a enfrentavam.

Em sua rica história a Portuguesa conquistou títulos importantes, entre eles: Três campeonatos paulistas (1935, 1936, 1973), dois Torneio Rio-São Paulo (1952, 1955), um Campeonato Brasileiro da Série B (2011), além de campanhas de destaque, como o vice campeonato nacional de 1996 e outros quatro vice campeonatos do estadual (1940, 1960, 1975 e 1985).

Passaram pelo Canindé, vestindo o manto rubro verde craques e ídolos como: Djalma Santos, Enéas, Ivair, Julinho Botelho, Leivinha, Roberto Dinamite, Capitão, Leandro Amaral, Rodrigo Fabri, entres tantos outros.

Ainda que o clube possua em sua história com um passado glorioso, o atual momento do time, hoje longe dos holofotes da mídia mostra um futuro incerto para seus torcedores.

Após a polêmica envolvendo a escalação de Héverton na última rodada do brasileirão de 2013 o clube entrou em uma profunda crise, caindo ano após ano pelas divisões inferiores do país, chegando em 2017 ao ponto mais crítico de sua rica história, a ausência em competições nacionais.

Fora desses torneios pela primeira vez desde sua fundação, a Portuguesa busca nessa temporada ascender novamente às competições mais importantes do Brasil.

Para isso a equipe disputa a Copa Paulista, campeonato que garante ao seu campeão uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

E é em meio a essa competição, vital para a manutenção de sua existência, que o clube comemora mais um aniversário.

O desejo é que daqui dois anos, ao chegar ao centenário, a torcida da Portuguesa encontre seu clube vivendo dias melhores.

Parabéns, Lusa!

LEIA MAIS: Torcedores produzem filme sobre esquadrão da Portuguesa na década de 1950; veja como assistir