Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Paulistas dominam acessos na Série C nos últimos anos; relembre

Três dos quatro times que sobem para a Série B de 2019 advindos da Série C já são conhecidos. Juntamente com o Operário-PR, Botafogo-SP e Bragantino subirão de patamar no próximo ano. Entre o Chulé e o Massa Bruta há uma óbvia coincidência: ambos são do estado de São Paulo, mais precisamente do interior. E não é novidade equipes paulistas atuarem muito bem na terceira divisão nacional.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Botafogo FC/Reprodução

Historicamente, o estado de São Paulo é, de longe, o que mais teve times promovidos na Série C. Ao todo, foram vinte e duas promoções da terceira para a segunda divisão nacional de paulistas. Para se ter uma ideia da força do número, a segunda unidade federativa com mais acesso é Santa Catarina. São “apenas” seis subidas de divisão do estado sulista.

Nos últimos anos, porém, o domínio dos clubes do estado de São Paulo é ainda maior. São cinco acessos nos últimos cinco anos. Novamente, colocando em perspectiva, a quantidade se mostra impressionante. Os estados com mais subidas de divisão no período, além de SP, são Alagoas, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. As demais federações citadas, porém, conseguiram “apenas” duas subidas.

A emoção é aqui, no SBT!

#GrandeFinalnoSBT

O ano de 2018 também marca a quarta vez que mais de um time do estado de São Paulo consegue o acesso na Série C. Em 1994, Ferroviária e Novorizontino conseguiram o feito. Em 2001, Etti Jundiaí (atual Paulista) e Mogi Mirim subiram. Já em 2003, Ituano e Santo André avançaram.

Confira a lista de times do estado de São Paulo que conseguiram o acesso na Série B nos últimos cinco anos:

2014: Mogi Mirim
2015: Único ano sem ter paulistas que subiram (chegaram à Série B em 2016 Brasil-RS, Londrina, Tupi e Vila Nova)
2016: Guarani
2017: São Bento
2018: Botafogo e Bragantino

LEIA MAIS
Série D: conheça polêmicas que envolvem as diretorias dos clubes que conseguiram o acesso
Relembre a carreira dos jogadores do Carrossel Caipira
Gladstone confirma história curiosa com Luxemburgo e relembra final de 2003