Dovizioso supera Lorenzo no início e vence GP de San Marino da MotoGP

Andrea Dovizioso venceu na manhã deste domingo (9) o Grande Prêmio de San Marino, 13ª etapa da MotoGP, disputada no Misano World Circuit Marco Simoncelli, na Itália.O resultado representa a terceira vitória do piloto da Ducati na atual temporada da categoria máxima do Mundial de Motovelocidade, e coloca o italiano na vice-liderança do campeonato.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Ducati

O momento chave da corrida aconteceu na sexta das 27 voltas da prova, quando Dovizioso, que pulou para a segunda posição na primeira volta, superou Jorge Lorenzo, seu companheiro de equipe. O piloto da moto número 04, então, abriu vantagem, e mesmo vendo o rival descontar a diferença, terminou na primeira posição, vencendo em seu país.

A segunda posição ficou com Marc Márquez, competidor da Honda que travou ótima batalha com Lorenzo ao logo da prova, e viu o rival da Ducati cair quando restavam duas voltas para o final, quando buscava reduzir a vantagem para Dovizioso. Assim, Cal Crutchlow, com uma Honda da LCR, completou o pódio ao terminar a corrida na terceira colocação.

Álex Rins fechou a corrida em quarto com a Suzuki, e foi seguido por Maverick Viñales, da Yamaha. Dani Pedrosa levou sua Honda ao sexto lugar, chegando à frente de Valentino Rossi, sétimo com a Yamaha. Andrea Iannone, da Suzuki, finalizou em oitavo, enquanto Álvaro Bautista, da Ángel Nieto Ducati, e Johann Zarco, da Tech3 Yamaha, fecharam o top-10.

Após a realização do Grande Prêmio de San Marino, a liderança da MotoGP segue com Marc Márquez, que agora soma 221 pontos, 67 a mais em relação a Andrea Dovizioso, segundo com 154. Valentino Rossi caiu para a terceira posição, e soma 151 pontos, sendo seguido por Jorge Lorenzo, quarto com 130. O grupo dos cinco melhores ainda conta com Maverick Viñales, que tem 124.

A temporada 2018 da MotoGP terá sequência no dia 23 de setembro, com a disputa do Grande Prêmio de Aragón, no MotorLand, na Espanha.

Foto: Ducati