
Crédito: Junior Martins
“Balancei quando escutei o grito de celebração da minha neta ao ganhar o último ponto da final. Ela começou a praticar tênis no ano passado e já havia perdido duas finais à mesma menina, mas treinou muito nas semanas que antecederam o torneio e foi campeã. Fico emocionado ao ver filha e neta no tênis. E já tenho uma raquete esperando meu neto, de três anos, chegar na idade certa”, disse o vovô e atual líder da 1ª Classe do ranking estadual, Givanildo.
Na 1ª Classe, o avô Givanildo Almeida se sagrou campeão ao vencer Clodoaldo Piacentini (48 anos) de virada por dois sets a um e placar parcial de 2-6, 6-2 e 10-07. Segundo o vô-atleta, que é professor de tênis e pratica corrida de rua, a experiência, a adaptabilidade e um bom preparo físico fazem diferença dentro de quadra. Em especial, quando se precisa reverter um placar desfavorável.
“Perdi no primeiro set e precisei ajustar minha estratégia de jogo. Foi uma partida de muita troca de bola e meu opositor estava com uma regularidade melhor do que a minha nas bolas de fundo de quadra. Então tive que mudar, pois teria perdido se não tivesse mudado, e passei a avançar para jogar na rede. Mantive o foco na nova estratégia e veio o resultado”, contou o avô, Givanildo Almeida.
Na 1ª Classe Feminina, a filha, Bárbara Almeida venceu Tamy Ayumi Manabe nas semifinais por dois sets a zero e parciais de 6-1 e 6-2 e superou Priscila Prado na final por dois sets a zero e parciais de 6-0 e 6-3. E a vitória deu mais 180 pontos para Bárbara e a coloca ainda mais isolada na liderança da categoria no ranking. E a neta Melissa foi campeã na categoria sub-08 (Tennis Kids).
“Foi um jogo de intensa troca de bola e venceu quem errou menos. Acredito que agora será só administrar a vantagem de pontos que tenho no ranking para ter chances de novamente ser a campeã geral”, comentou a favorita ao título deste ano e campeã do ano passado, Bárbara Almeida, uma guerreira que pagou todo o curso de Empreendedorismo com a venda de trufas.
Classe Profissional
Na 1ª Classe Pro, Wesley Nunes ganhou de Robson Nunes nas semifinais, numa partida de mais de duas horas de duração, por dois sets a zero e parciais de duplo 6-4 e ganhou de Kennedy Gregório de Oliveira na final por dois sets a zero e parciais de 6-2 e 6-0. E o resultado faz Wesley Nunes, que representa a capital mato-grossense, assumir a cabeça do ranking estadual na categoria profissional.
“Impus meu jogo e mantive meu ritmo sobre o oponente. Acelerei a bola, balancei o adversário e o surpreendi no voleio e no smash. Tática que deu certo! Na final enfrentei um oponente novo e as vezes é mais complicado jogar com alguém que você não conhece o tipo de jogo, mas deu tudo certo. Estou a correr atrás dos meus objetivos de dar aula de tênis e ser campeão de MT”, disse Wesley.
Próxima Etapa – O Circuito Estadual de Tênis, que é promovido pela Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) em parceria com academias, clubes e gestores de torneio, terá a 11ª das 15 etapas, nos dias 10 a 14 de outubro, no Clube Monte Líbano, em Cuiabá. Mais informações na página da federação no Facebook.
Release e Fotografia: Junior Martins