Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Top 5: Os cinco jogos mais vendidos da história

Todos os anos a indústria gamer traz grandes sucessos. No entanto, ao se listar os jogos mais vendidos da história, é possível identificar uma mistura entre games clássicos e alguns mais modernos. Por isso, nós reunimos uma lista com os cinco jogos mais vendidos da história.

Marcelo Faviere
Marcelo Faviere é formado em Comunicação Social: Jornalismo pela UAM. Fundador dos portais Insônia Pop (2012 a 2015) e Excêntrico Psicopata (2015 a 2016). Analista tático do Futebol na Veia (2016) e SCCP Scouts (2018). Entrou para a equipe de colaboradores do Torcedores em fevereiro de 2018, onde escrevia artigos, notícias e produzia entrevistas com personagens do cenário gamer e de e-Sports (esportes eletrônicos) no Brasil e no mundo. Saiu em dezembro do mesmo ano para adentrar o mundo corporativo. Neste meio tempo participou da equipe de colunistas do site de automobilismo Boletim do Paddock (2018). Atualmente está de volta ao Torcedores.com, onde começou a sua carreira de jornalista de games.

Crédito: Arte: Marcelo Faviere

Cada vez mais realistas e cheio de novidades e interação, os games se tornaram febre mundial entre todas as faixas etárias. Nas últimas décadas alguns desses jogos se tornaram grandes clássicos, sendo preferência em várias partes do mundo, obtendo lugar entre os mais vendidos da história.

Confira quais são os 5 jogos mais vendidos da história.

#5 Super Mario Bros (1985) – 40 milhões de cópias

Quem não conhece o tema da série Mário?

Mas aqui não falamos da série e sim do jogo lançado pela Nintendo em 1985, que mudou a história da cultura pop – incluindo os games.

Considerado um clássico, Super Mario Bros. foi um dos primeiros jogos de plataforma com rolagem lateral, recurso conhecido em inglês como side-scrolling. O jogo foi um dos mais vendidos de toda a história dos videogames. (contando-se aí os jogos vendidos junto com os consoles) com mais de 40 milhões de cópias e foi o principal responsável pelo sucesso inicial do console NES (Famicom, no Japão).

O jogo inspirou incontáveis imitações que ajudaram a fixar o estilo de jogos de plataforma. Foi um dos primeiros sucessos do designer de jogos japonês Shigeru Miyamoto.

#4 Wii Sports (2006) – 82 milhões de cópias

Foram 82,7 milhões de cópias vendidas do jogo que simula partidas de beisebol, tênis, boxe, boliche e golfe. Um dos motivos do Wii Sports ser um grande sucesso é que ele foi o título de lançamento do console Wii em 2006, sendo parte do pacote.

Só o console vendeu 102 milhões de unidades, graças ao modernismo trazido á epoca, sendo o primeiro videogame moderno com jogos interativos.

Entretanto, se não fosse o Wii Sports incluso junto ao console, as vendas do Wii não teriam o mesmo sucesso.

#3 Grand Theft Auto V (2013) – 95 milhões de cópias

Lançado há 5 anos, em 2013, Grand Theft Auto 5 já é o terceiro mais vendido do mundo, com 95 milhões de cópias. O game faz parte de uma série de sucesso que hoje já está na sua décima primeira versão.

O nome do título faz referência a um termo policial para designar roubos de carros de luxo. O jogo se passa em grandes cidades e o jogador tem total liberdade para passear por elas e fazer o que quiser, desde roubar carros a usar o banheiro da casa de desconhecidos.

Não há dúvida de que o quinto jogo da franquia se beneficia por estar disponível para quase todas as plataformas modernas. Mas as vendas in-game (moedas online etc) representaram apenas uma pequena proporção da receita de US$ 6 bilhões do GTA 5.

#2 Minecraft (2011) – 144 milhões de cópias

Com 144 milhões de unidades vendidas até hoje, o Minecraft ocupa o segundo lugar na lista de jogos mais vendidos.

Não é uma surpresa. O Minecraft não apenas é muito popular entre uma ampla faixa etária e demografia, mas está disponível em quase todas as plataformas possíveis.

Por ser um jogo barato, não é estranho pensar que alguns jogadores possuem duas, três, talvez até quatro cópias. Uma versão de PlayStation ou Xbox pode satisfazer as suas necessidades, porém, a edição para PC é a mais fácil de jogar e o seu Minecraft de iOS é perfeito para se divertir durante uma viagem.

Mesmo que você não tenha quatro versões, o Minecraft é acessível o suficiente para que a maioria de vocês tenha pelo menos um.

Quem pensaria que um jogo sobre “construção de blocos” poderia ser tão bem-sucedido?

Espere até ver o nosso campeão! Ih, agora você já deve saber de quem estamos falando…

1# Tetris – 170 milhões de cópias

Desde seu lançamento no hardware estatal russo, Elektronorgtechnica, em 1984, o Tetris apareceu em quase todos os sistemas até o momento. Previsível.

O jogo de Alexey Pajitnov é tão simples, mas ao mesmo tempo incrivelmente viciante. Tanto que, de fato, é sem dúvida o jogo mais ‘reconhecido’ no planeta.

Mesmo antes de ser bem conhecido, você poderia dar Tetris para qualquer pessoa e elas provavelmente se esqueceriam de sua vida.

os-cinco-games-mais vendidos-da-história-tetris-Alexey-Pajitnov-Imagine-Cup-2013

Alexey Pajitnov durante a Imagine Cup 2013. | Divulgação: Imagine Cup

O lançamento mais importante para o Tetris foi no Game Boy. O que era visto como um console portátil para os jovens no momento, se tornou algo que as crianças não conseguiam tirar de seus pais. De repente, era ‘aceitável’ que os adultos jogassem no console em que seus filhos jogavam Pokémon. Um fenômeno.

Assim como Grand Theft Auto V e Minecraft, Tetris se beneficiou pela ampla disponibilidade em várias plataformas – neste caso, em mais de 30 anos. Mas não há dúvida de que seu sucesso se deve principalmente a sua jogabilidade, que logo o tornou um ícone dos games.

O que se pergunta é: algo alcançará Tetris? Apenas o tempo – e várias compras dentro de jogos – dirão. As 170 milhões de cópias parecem resistir.

Para saber mais sobre a curiosa história de Tetris, o game mais vendido da história, clique aqui.

LEIA MAIS

VEJA QUAIS SÃO OS 10 GAMES MAIS CAROS DA HISTÓRIA

FÃS JÁ “PERDEM A LINHA” COM FIFA 19; VEJA AS MELHORES REAÇÕES

TORCEDORES INVESTIGA: QUEM É PEACHETTE, FUSÃO DE TOAD E PRINCESA PEACH DE NEW MARIO SUPER BROS U DELUXE?