
Crédito: Divulgação/Getty Imagens/Montagem
Atualmente o Campeonato Brasileiro conta com seis vagas para a Libertadores, sendo as quatro primeiras com classificação direta e as outras duas com vaga para a pré-Libertadores. Acontece que se, o time campeão da Sul-Americana for brasileiro e estiver nesse G6, a vaga do Brasileirão será concedida ao 7º colocado.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Vale lembrar que esse critério não é adotado apenas para a Sul-Americana, mas também para a Copa do Brasil e Libertadores.
Na Copa do Brasil, Cruzeiro e Corinthians disputam o título. Se o campeão terminar o Brasileirão no G6, a vaga para a pré-Libertadores 2019 será concedida ao 7º colocado. Entre os finalistas, o time mineiro é o atual 7º colocado do Brasileirão e com mais chances de subir na tabela.
A mesma regra vale para a Libertadores, que ainda tem Palmeiras e Grêmio na disputa, dois clubes que estão no G4 – ou seja, se um deles conquistarem o título, terminando o Brasileirão entre os seis primeiros colocados, uma nova vaga para a pré-Libertadores será concedida através do campeonato nacional.
Se o G6 do Brasileirão virar G8 com a Copa do Brasil e a Libertadores, e o time campeão da Sul-America estiver nesse ‘bolo’, mais uma vaga para a pré-Libertadores será concedida através do Brasileirão, terminando o campeonato com um G9.
No ano passado, por exemplo, com o Grêmio sendo campeão da Libertadores e terminando o Brasileirão na 4ª colocação, e com o Cruzeiro, 5º colocado no Brasileiro, sendo campeão da Copa do Brasil, o G6 virou G8 e acabou beneficiando Vasco (7º) e Chapecoense (8º), que garantiram a classificação para a pré-Libertadores..
O Atlético-MG, que terminou o Brasileirão na 9ª colocação, quase garantiu vaga na pré-Libertadores. Para isso, o clube mineiro precisava que o Flamengo, 6º colocado no Brasileirão, conquistasse a Copa Sul-Americana diante do Independiente, o que acabou não acontecendo.
Vale destacar que na classificação atual do Brasileirão, os clubes que seguem na briga pelo título da Sul-Americana estão longe do G6: o Fluminense é o 10º colocado, com 34 pontos; o Atlético-PR é o 11º, com 33 pontos; e o Bahia é o 14º, com 30 pontos.
LEIA MAIS:
Dirigente da CBF fala sobre relação da entidade com a CONMEBOL e explica atuação nos casos de Dedé e Santos
Libertadores 2018 será a primeira da história com semifinais entre Brasil x Argentina
Facebook transmitirá jogos da Libertadores a partir de 2019; veja detalhes da parceria