Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Considerada a “defesa do século”, lance de Grohe na Libertadores completa um ano

Há exatamente um ano, o goleiro Marcelo Grohe executava a maior defesa da sua vida, em jogo válido pela semifinal da Copa Libertadores diante do Barcelona de Guayaquil (EQU). Na vitória por 3 a 0, fora de casa, o gremista entrou para a história ao defender o chute do atacante Ariel dentro da pequena área.

Luis Fernando Filho
Jornalista formado, 23 anos, e fanático pelo futebol bem jogado para além das quatro linhas.

Crédito: Lucas Uebel/ Grêmio

Nem a esplendorosa atuação de Luan naquela ocasião, após anotar dois gols na partida, foi capaz de apagar o brilho do principal acontecimento do jogo: a grandiosa defesa de Marcelo Grohe no chute de Ariel. Quando a partida se encaminhava para uma vitória tranquila do Grêmio, o goleiro realizou a maior defesa da sua carreira e uma das mais difíceis da história do futebol.

Carlos Barros/ Diário El Universo

 

-É engraçado que no momento do jogo eu não tive noção do tamanho da defesa. Na hora eu imaginei que tinha sido uma grande defesa, pela dificuldade. Mas eu fui ter a dimensão no vestiário, quando pessoal falou “pô, o que você fez?”. Aí depois deu aquela repercussão toda. Para mim foi um momento muito especial na minha carreira, disse o goleiro.

De acordo com a imprensa internacional, o lance suscitou a pergunta sobre qual seria “a defesa do século”, assunto sempre recordado pela histórica defesa do arqueiro lendário Gordon Banks, jogando pela seleção da Inglaterra, em 1970, contra o Brasil. Ao assistir o acontecimento protagonizado por Grohe, o britânico ressaltou a capacidade reativa do goleiro para saltar na frente da bola.

-Foi uma boa defesa. Ele bloqueou muito bem, cobriu o máximo que pôde, porque o atacante estava a poucos metros da linha do gol. Então, ele cobriu o máximo que era possível para bloquear qualquer chute. E fez essa defesa incrível – destacou Banks.

Além de ter ficado marcada na galeria das grandes defesas deste século, o lance defendido por Grohe definiu a classificação do tricolor à final da Libertadores de 2017, ainda no jogo de ida, já que a equipe acabou vencendo a partida por 3 a 0 e perdeu Na volta pelo placar de 1 a 0.

CONFIRA O LANCE:

 

LEIA MAIS: River x Grêmio: veja o que a imprensa argentina noticiou sobre a vitória gremista

ENTREVISTA: narrador Gustavo Villani comenta sobre carreira e comparações com Galvão Bueno