
Crédito: Divulgação/Real Madrid
O retrospecto dos últimos treinadores merengues, a não ser Zidane, em seu primeiro El Clásico não é nada animador para Lopetegui. Desde Bernd Schuster, em 2007, coincidentemente o último Real x Barça sem Messi e CR7, nenhum treinador, fora o francês que venceu três Champions seguidas, conseguiu vencer em sua estreia no confronto.
Zidane, antecessor de Lopetegui, debutou no El Clásico no dia 3 de abril de 2016, com uma vitória de virada sobre o Barcelona, com gols de Benzema e Cristiano Ronaldo, em jogo válido pelo Campeonato Espanhol. O treinador francês foi a exceção dos comandantes merengues nos últimos anos.
Veja abaixo o retrospecto levando em conta o primeiro El Clásico de cada um.
RAFA BENÍTEZ
O treinador espanhol foi demitido logo em seu primeiro confronto diante do Barcelona. Em 2015, jogando em pleno Santiago Bernabéu, o Real Madrid foi atropelado pela equipe catalã por 4 a 0. Diante disso, Rafa Benítez foi demitido e Zidane assumiu seu lugar.
CARLO ANCELOTTI
Tendo ganho uma Liga dos Campeões pelo Real, Ancelotti também não conseguiu triunfar sobre o Barça. No ano de 2013, ele viu o time rival vencer sua equipe por 2 a 1, em jogo que o italiano foi bastante criticado por escalar Sergio Ramos no meio-campo.
JOSÉ MOURINHO
A estreia do ‘Special One’ no El Clásico, em 2010, também foi pra ser esquecida. Em jogo que aconteceu no Camp Nou, o Real Madrid não viu a cor da bola, e foi massacrado por 5 a 0. A partida é lembrada até hoje como uma das melhores exibições do time comandado por Pep Guardiola.
MANUEL PELLEGRINI
Contratado no ano em que Florentino Pérez retornou à presidência do Real Madrid, 2009, seu primeiro El Clásico também não terminou com vitória. Ibrahimovic, que teve discreta passagem pelo Barça, tratou de colocar seu nome na história do confronto, e marcou o gol solitário da vitória catalã no Camp Nou.
JUANDE RAMOS
O chileno, contratado em 2008, tinha uma missão ingrata logo que chegou ao Real Madrid. Tendo substituído Bernd Schuster, ele não conseguiu tirar a equipe merengue da crise, tendo visto Eto’o e Messi marcar os gols da vitória catalã no El Clásico. No jogo da volta, um verdadeiro atropelo aconteceu, tendo o Barça goleado a equipe de Juande Ramos por 6 a 2.
LEIA MAIS