Opinião: top 5 dos melhores locutores de rádio

Os locutores são coisas fantásticas, eles emocionam, conseguem transferir emoções através da sua voz, e principal, conseguem fazer você torcer para algum time rival. Sim, isso aconteceu comigo. Torcedor apaixonado pelo Santos, torci muito para o Corinthians no mundial de clubes de 2012 por causa de um narrador. Por isso vou listar, para mim, os 5 melhores narradores de rádio.

Mateus Claudino
Colaborador do Torcedores.com.

Crédito: Reprodução/Instagram

José Carlos Araújo (Garotinho)

José Carlos Araújo, mais conhecido como o Garotinho. Nasceu no Rio de Janeiro, no dia 07 de maio de 1938. O Garotinho teve passagens por varias emissoras de rádios: Transámerica RJ e Rádio Tupi (Atualmente) e também as extintas rádios Brasdesco Esportes FM RJ e Rádio Nacional. Mas sua maior parte da carreira foi na Rádio Globo. Lembro muito bem da famosa vinheta “José Carlos Araújo, o Garotinho mais amado do Brasil’.

Deva Pascovicci

Lembram quando falei que um narrador conseguiu me fazer torcer pelo Corinthians, Então. Deva Paschoalon, conhecido também como Deva Pascovicci. Nasceu no dia 28 de setembro de 1965, em Monte Aprazível-SP. Deva começou no rádio, mas ficou muito tempo trabalhando na TV, no canal fechado Sportv. Mas comecei escutar muitas e muitas vezes sua belíssima voz foi na rádio CBN. Quem nunca escutou os seguintes bordões. “Cara Cara”, “Prepare-se”, “O tempo não para” entre outros. Ele marcou minha geração, comemorei muitos títulos do Santos escutando suas narrações.

No ano de 2012, a equipe do Corinthians conquistou sua primeira Libertadores, isso me deixou um pouco frustrado. Antes de chegar a final contra o Boca Juniors, o Corinthians eliminou o Santos. Outra coisa, Deva também era santista, e apaixonado pelo time que torcia. Na final do Mundial, fiquei encantado com aquele pré jogo da Rádio CBN. Durante a partida comecei a torcer pelo timão, claro!!! Apenas naquele dia, mas confesso que torço um pouco quando enfrenta times estrangeiros.

Infelizmente Deva Pascovicci foi uma das vítimas do trágico acidente com avião da Chapecoense, no dia 29 de novembro de 2016.

Oscar Ulisses

Oscar Ulisses nasceu em 20 de junho de 1957, em Oswaldo Cruz, interior de São Paulo. Oscar é um dos grandes locutores do rádio esportivo. Oscar tem como marca registrada “Pro goooool !”. A minha narração favorita do Oscar Ulisses foi na final do Campeonato Brasileiro de 2002, jogo de volta. O Santos já havia vencido o Corinthians por 2 a 0. Venceu o segundo jogo com um pouco de susto, chegou a está perdendo para o timão. Os gols da virada do Santos é emocionante, principalmente na voz de Oscar Ulisses.

Osmar Santos

este narrador não poderia ficar de fora da lista. Osmar Santos nasceu em 28 de julho de 1949, em Oswaldo Cruz,  onde também nasceu Oscar Ulisses. Osmar é irmão do Oscar. Aliás, o sangue da família é de muito talento. Um outro irmão, Odinei Edson, e o primo Ulisses Costa também são locutores, ambos trabalham na Rádio Bandeirantes. Osmar Santos foi um revolucionário. No final da década de 70, Osmar levou mais alegria para as narrações esportivas, foi onde começou a utilizar seu incríveis bordões: “Ripa na Chulipa”, “Pimba na Gorduchinha”, “Tiro-Lirolá Tiro-Lirolí” entre outras sensacionais. Infelizmente a carreira de Osmar foi interrompida em um trágico acidente de carro no ano de 1994. Mas isso não fez o ex-locutor ficar parado. Hoje Osmar Santos também é um grande pintor, um verdadeiro artista nunca deixa de ser um.

FIORI GIGLIOTI

corintiano, apaixonado pelo futebol do rei Pelé. Fiori Giglioti nasceu em 27 de setembro de 1928, em Barra Bonita-SP. Fiori narrou tudo que tinha que narrar. Copas do mundo, o bicampeonato mundial do Santos em pleno o Maracanã. Fiori eternizou suas transmissões com frases épicas. Sempre quando rolava a bola, Fiori falava “Abre-se as cortinas e começa o grande espetáculo”. Trabalhou na Rádio Jovem Pan e Panamericana, mas foi na Bandeirantes onde destacou-se, ficou no grupo por 38 anos. Fiori Giglioti morreu no dia 08 de junho de 2006, véspera da abertura da Copa do Mundo na Alemanha.

LEIA MAIS:

Valencia x Barcelona: veja como assistir ao jogo do Campeonato Espanhol AO VIVO na TV