Opinião: mudanças são necessárias no setor defensivo do Palmeiras

Apesar do Verdão estar bem na Libertadores e no Brasileirão, os torcedores não estão gostando da forma de atuação dos zagueiros. Na competição de mata-mata, o setor defensivo vem sofrendo gols constantemente, no campeonato de pontos corridos, o time não sabe nem o que é isso.

Horácio Nascimento
Desde 2002 venho trabalhando com comunicação no mundo do rádio, comecei como locutor na rádio escola Zen FM que passou a ser Radio LMB do Colégio Leão Magno Brasil, depois fui coordenador e diretor. Em 2011 retornei ao radio na Jubileu FM 105,9, ainda em agosto de 2011 fui para a rádio comunidade FM 106,3. Comecei como locutor e fui coordenador ate o final de 2014, depois fui locutor do titulo de capitalização CajuCap - Aracaju, Sergipe. Atualmente sou colaborador júnior no site Torcedores.com, assessor de comunicação da SMTT de Socorro e também atuo no meu blog Jornal Paradão Popular.

Crédito: Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A questão é: o entrosamento encontrado entre os elencos que disputam o Campeonato Brasileiro e a Copa Libertadores. Em ambas as competições, o técnico Felipão vem se saindo bem nas duas frentes, e os torcedores estão felizes da vida. Se a coisa estava feia há alguns meses, agora é só alegria para os palmeirenses. Nem parece que o time foi eliminado recentemente da Copa do Brasil. 

É difícil saber qual time é o melhor, os resultados só arrancam elogios, o clube ainda tem duas possibilidades que alimentam o sonho de ser campeão em 2018. A liderança do Brasileirão com 56 pontos e a classificação para a semifinal da Libertadores garantem um sorriso largo. Apesar do inicio de temporada complicado, hoje os torcedores vibram com as atuações dos elencos nas duas frentes. Isso devido ao alto investimento feito pela diretoria em grandes jogadores, uma verdadeira seleção para conquistar títulos. São dois times titulares em um só elenco que tem no comando um técnico que gosta de apostar em jogadores cascudos.

Após a chegada de Felipão, o time se encaixou e os torcedores apoiaram a ideia que vem dando certo. Mesmo assim, ainda aparece aquele que quer dar o seu pitaco, que não concorda com a escalação oficial. A grande duvida é na zaga, entre Antônio Carlos e Edu Dracena que jogam as competições de mata-mata. Segundo os torcedores, apesar das vitórias, a defesa vem sofrendo muitos gols nas competições de confronto direto. Já Luan e Gustavo Barbosa vêm apresentando uma boa estabilidade que garante os ótimos resultados no Brasileirão. Mesmo o Palmeiras estando bem em ambos os torneios, os críticos e os torcedores querem inverter as zagas. Uns querem Gustavo Barbosa no lugar de Edu Dracena, outros querem Luan, no final das contas Felipão vem mandando um bom time a campo e tirando o máximo de cada jogador.

O charme do futebol é o torcedor, sempre existe um técnico dentro de cada um. A diferença é o que leva a sorte a decidir, ou aquele que melhor escalou o seu elenco. Tudo depende da qualidade, da organização tática dentro de campo, sempre sabendo que um vai ganhar ou perder. Mas torcedor é torcedor, e ele quer escalar o melhor time, principalmente com aquela alteração que achar que vai dar certo. Apesar da cobrança por uma zaga instável, o Palmeiras venceu o Colo-Colo por 2 a 0 e não sofreu gols, pela Libertadores na última quarta-feira (3). Neste sábado (6), o Palmeiras venceu o São Paulo por 2 a 0, sendo que o primeiro gol foi marcado pelo zagueiro Gustavo Gomes.  Agora o clube vai encarar o Grêmio no próximo domingo (14), às 16h, onde a defesa encorpada será testada nesse confronto direto pelo G4.

LEIA MAIS:

GOLEADOR DO PALMEIRAS, PAPAGAIO AVALIA EXPECTATIVA PARA A FINAL DO BRASILEIRO SUB-20