Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Relembre os confrontos entre Corinthians x Cruzeiro pela Copa do Brasil

Corinthians e Cruzeiro fazem a finalíssima  da Copa do Brasil, nesta quarta-feira (17), às 21h45 (de Brasília), na Arena Corinthians. Os mineiros jogam por um empate após vencerem por 1 a 0, no jogo da semana passada, no Mineirão. Já os paulistas precisam do placar mínimo favorável para levar a decisão para os pênaltis, ou de vitória por dois gols ou mais de diferença para a conquista da taça.

Ivan Ruela
Colaborador do Torcedores

Crédito: Daniel Augusto Jr./Corinthians

Corinthians x Cruzeiro já se repetiu em cinco oportunidades da Copa do Brasil, antes da edição atual.

Até aqui, são onze jogos, contando o do primeiro jogo da final de 2018.  Foram quatros vitórias mineiras,  dois empates e cinco triunfos alvinegros.Contudo, a Raposa eliminou o Timão por três vezes nesses embates, contra duas desclassificações.

O Torcedores.com relembra aqui os embates entre Corinthians x Cruzeiro pela Copa do Brasil :

Em 1991, quando só Grêmio e Flamengo tinham sentido o gostinho da Copa do Brasil, Timão e Cruzeiro se enfrentaram pelas oitavas de final do torneio. O hoje comentarista Neto foi o grande nome daquele encontro, com um hat-trick comandou a vitória alvinegra por 3 a 1 ,em casa, com Hêder descontando.

No jogo de volta, no Independência, nova vitória corintiana, dessa vez por 1 a 0, gol contra de Adilson (Batista). O Timão foi eliminado na fase seguinte pelo Grêmio, que perdeu a decisão para o Criciúma.

 

No ano de 1996, pelas quartas de final, o Cruzeiro x Corinthians fizeram a revanche de cinco anos passados. No Independência, goleada celeste por 4 a 0, gols de Nonato, Célio Lúcio, Cleison e Palhinha.

O segundo jogo foi no Pacaembu, quando o Cruzeiro, com um time misto, foi derrotado por 3 a 2. Marcaram para os paulistas, Souza, Edmundo e Marcelinho Carioca, com Roberto Gaúcho e  Marcelo Ramos descontando para a Raposa.

A seguir, o Cruzeiro eliminou o Flamengo nas semifinais, e conquistou o bicampeonato no Pacaembu, numa memorável virada contra o fortíssimo time do Palmeiras.

 

 

Em 1998, no ano em que decidiram o Brasileirão, as equipes do Sudeste se encontraram nas oitavas de final da Copa do Brasil. No 1º jogo entre os dois times na história da Copa do Brasil, vitória azul celeste por 3 a 1, com dois de Bentinho e um de Marcelo Dijan, contra um de Marcelinho Carioca.

A classificação mineira foi sacramentada no Pacaembu(1 a 1), com gols de Mirandinha (Cor) e Marcelo Ramos (Cruzeiro).

Em seguida o Cruzeiro eliminou Vitória e Vasco, sendo derrotado na final pelo Palmeiras.

 

O Corinthians deu o troco em 2002. No confronto de ida no Pacaembu, empate por 2 a 2, com gols de Ricardinho e Devid para o Timão, Edilson (Capetinha) e Sorín para os mineiros.

No Mineirão, o alvinegro classificou para a próxima fase com uma vitória por 3 a 2—após abrir 3 a 0, gols de Devid, Renato e Fabrício Souza, contra Joãozinho e Fábio Luciano (contra) para o time da casa.

O Timão foi campeão conquistou o bicampeonato contra o Brasiliense, após superar Paraná e São Paulo nas fases seguintes.

 

O tira-teima entre Corinthians x Cruzeiro se deu em 2016, pelas quartas de final.Na Arena Corinthians, vitória alvinegra por 2 a 1 —Romero, Léo (contra), contra um de Robinho.

No Mineirão, vitória cruzeirense por 4 a 2, dois de Ábila, Bruno Rodrigo e Arrascaeta, com Rodriguinho e Rildo fazendo os gols do time preto e branco.

Na sequência, o Cruzeiro foi eliminado pelo Grêmio, campeão daquele ano.

 

LEIA MAIS

Copa do Brasil: O Cruzeiro tem duas lições do passado para ajudar na conquista do hexa