Saiba qual é o grupo do São Paulo no Paulistão 2019

A FPF (Federação Paulista de Futebol) sorteou nesta terça-feira (23) os grupos da edição de 2019 do Campeonato Paulista. Ficou definido que o São Paulo Futebol Clube, que não vence a competição desde 2005, estará no Grupo D.

Péterson Neves
Jornalista com passagens pelo Portal R7, Jornal do Trem, Impacto Comunicação, Dialoog Comunicação e Comunicale. Contato: petersongneves@gmail.com

Crédito: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Representado pelo presidente Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco, e o ex-zagueiro Oscar Bernardi, o Tricolor soube via sorteio que estará no Grupo D e irá disputar vaga na fase eliminatória do estadual com Botafogo, Ituano e Oeste. Na primeira fase, os times enfrentarão apenas adversários dos outros grupos, em turno único, num total de 12 partidas.

Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final e se enfrentam entre si em dois jogos. Semifinais e finais também serão disputadas em duas partidas. Os dois times que somarem menos pontos na fase de grupos serão rebaixados.

O Campeonato Paulista vai começar no dia 20 de janeiro (sábado). As finais da competição estadual estão previstas para acontecer entre os dias 14 e 21 de abril de 2019.

O campeão do Paulistão 2019 receberá R$ 5 milhões em premiação, enquanto o vice será premiado com R$ 1,65 milhão.

NOVIDADES

A grande novidade do Paulistão 2019 é a confirmação do uso do VAR a partir da fase de mata-mata. A empresa responsável por implementar o árbitro de vídeo será a Hawk-Eye Innovations, mesma da Copa da Rússia, e todos os custos serão bancados pela Federação Paulista de Futebol.

Após confusão na final entre Palmeiras x Corinthians neste ano, onde houve acusação de interferência externa em lance polêmico do corintiano Ralf com o palmeirense Dudu, o recurso de vídeo vai ser usado para evitar confusões e briga na justiça.

O regulamento da edição 2019 do estadual também tem incluiu uma cláusula em que “um clube não poderá mandar sua partida no estádio do adversário”. Assim, o polêmico jogo entre Linense x São Paulo, com mando do time do interior feito na casa são-paulina, não acontecerá novamente.

Em termos de inscrição de atletas, ficou definido que cada clube poderá adicionar 26 jogadores a lista principais e também poderá formar uma lista secundário só com atletas formandos nas categorias de base.

O Torcedores.com marcou presença no sorteio dos grupos do Campeonato Paulista 2019 e fez a transmissão ao vivo do evento. Assista e veja como foi o sorteio do Tricolor:

LEIA MAIS
CBF DEFINE DATAS E HORÁRIOS DOS JOGOS DO SÃO PAULO COM GRÊMIO E CRUZEIRO; VEJA
ENQUETE: O SÃO PAULO AINDA PODE BRIGAR PELO TÍTULO BRASILEIRO?
SÃO-PAULINOS FAZEM CAMPANHA PELA CONTRATAÇÃO DO GOLEIRO DIEGO ALVES, DO FLAMENGO