Viñales vence na Austrália e quebra jejum da Yamaha na MotoGP

Maverick Viñales venceu neste domingo (28) o Grande Prêmio da Austrália, antepenúltima etapa da temporada 2018 da MotoGP. O espanhol assumiu a liderança da prova na oitava das 27 voltas da prova, e não foi ameaçado por nenhum de seus concorrentes, conquistando sua primeira vitória no ano, quebrando um jejum da Yamaha que durava desde o GP da Holanda do ano passado.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Getty Images

O momento chave da corrida aconteceu ainda na sexta volta, quando Johann Zarco, piloto de uma Yamaha da Tech3, acertou a traseira da moto de Marc Márquez. O francês sofreu uma forte queda, enquanto o espanhol, campeão mundial deste ano, deixou a corrida com avarias em sua Honda. Na sequência, Viñales tomou a ponta e seguiu para a vitória.

A segunda colocação ficou com Andrea Iannone, piloto da Suzuki que travou boas disputas ao longo da corrida, mesmo errando constantemente o contorno da curva quatro. Andrea Dovizioso completou o pódio com uma Ducati, e foi seguido por Álvaro Bautista, que fez sua estreia na equipe oficial da Ducati neste final de semana, ao substituir Jorge Lorenzo. Álex Rins, da Suzuki, fechou o grupo dos cinco melhores.

Valentino Rossi teve um bom desempenho na parte inicial da prova, mas acabou apenas com a sexta posição ao término das 27 voltas. Jack Miller, com uma Ducati da Pramac, terminou em sétimo, logo à frente de Franco Morbidelli, oitavo com uma Honda da Marc VDS. Aleix Espargaró, da Aprilia, finalizou a corrida em nono, logo à frente de Bradley Smith, décimo com uma KTM.

A temporada da MotoGP terá prosseguimento já no próximo domingo (4), com a realização do Grande Prêmio da Malásia, prova marcada para o circuito de Sepang, em Kuala Lumpur.

Foto: Getty Images