Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Proteção: Relembre 6 grandes defesas de goleiros da história do futebol

O futebol não é marcado apenas por golaços e lances ofensivos de efeito. Muitas vezes encarados como vilões, muitos goleiros também marcaram época por conta de grandes defesas. O Torcedores.com relembra 6 lances de arqueiros que entraram para a história do esporte.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Rede Globo/Reprodução

A lista é extensa e deve ser editada. Muitos dos lances abaixo são icônicos e marcaram época, ganhando destaque na imprensa e entrando na memória afetiva do torcedor. No compilado, há defesas em competições como a Copa do Mundo e a Copa Libertadores da América, todas em momentos cruciais.

Gordon Banks – Brasil 1×0 Inglaterra – Final da Copa do Mundo de 1970

Para muitos, a defesa mais difícil de todos os tempos. Logo aos dez minutos, Jairzinho cruzou da ponta direita e encontrou Pelé. O Rei do Futebol cabeceou para o chão, como manda o figurino. Ele já levantava os braços para comemorar, mas Banks faz um milagre e coloca para escanteio. No segundo tempo, o próprio Jairzinho, o Furacão da Copa, fez o gol da vitória.

Promoção: O Torcedores quer saber: quem irá vencer o Campeonato Nacional? Clique aqui do seu celular ou ligue 04949984011250 para dar seu palpite! Você pode concorrer a um prêmio de R$ 2.000,00 e a um encontro com um ídolo do esporte .

Sorteio pela Loteria Federal. Valor da ligação: R$ 3,99 + impostos. Saiba mais www.promotorcedores.com.br

Rogério Ceni – São Paulo 1×0 Liverpool – Final do Mundial de Clubes de 2005

O São Paulo abriu o placar com Mineiro logo no começo do jogo. Depois, se fechou – o Liverpool teve três gols anulados, todos bem invalidados. Aos seis minutos do segundo tempo, Rogério Ceni vai buscar uma bola no ângulo esquerdo em cobrança de falta de Steven Gerrard – grande craque dos Reds.

Cássio – Corinthians 1×0 Vasco – Quartas-de-final da Copa Libertadores da América de 2012

Alessandro erra e Diego Souza fica com a bola. Ele parte em contra-ataque com liberdade. Ao finalizar, Cássio se estica todo e faz um milagre. A defesa é tão lembrada na campanha do título corinthiano na Libertadores quanto o gol, marcado por Paulinho no último lance.

Rodolfo Rodríguez – Santos 2×0 América-SP – Primeira fase do Campeonato Paulista de 1984

Ao todo, foram cinco defesas no mesmo lance. O Santos, campeão daquela edição do Paulistão, venceu o América (sétimo colocado no certame) com um milagre do goleiro uruguaio. O jogo já estava 2×0 (tentos de Serginho Chulapa), e o charrúa defendeu, na sequência, os chutes de Jorge Lima, Ilton,Tarcísio e Formiga.

Marcelo Grohe – Barcelona-EQU 0x3 Grêmio – Semifinal da Copa Libertadores de 2017

José Ayoví cruza do lado direito e Ariel Nahuelpan enche o pé já na pequena área. Marcelo Grohe cai para o lado direito e faz uma majestosa defesa. Na sequência, o Grêmio marcou o terceiro gol – e selou de vez a ida para a final da Libertadores de 2017.

René Higuita – Inglaterra 0x0 Colômbia – Amistoso (1995)

Jamie Redknapp alçou bola na área e, para surpresa de todos, René Higuita fez uma acrobática defesa para colocar a redonda para longe. Tudo isso no lendário estádio de Wembley.

Descubra como todos os esportistas devem se proteger. Clique aqui e saiba mais.

LEIA MAIS
Críticas? Sidão tem grande pontuação no Cartola FC em Flamengo x São Paulo; veja quanto
Torcedor que ajudou a construir o Majestoso ganha camisa e carinho da Ponte Preta
Goleiro bem acima do peso e Paulo Baier: jogo em SC tem fatos bizarros