Top-5: veja os clubes brasileiros que mais utilizaram a base em 2018

O ano de 2018 foi de grandes jogadores revelados pelos clubes brasileiros. Alguns, inclusive, já foram vendidos por valores astronômicos para equipes da Europa. Com a temporada se encaminhando para o seu fim, o Torcedores.com fez um levantamento das equipes que mais utilizaram a base na temporada.

Matheus Leal
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação Flamengo

A dupla Fla-Flu lidera o ranking. Com histórico de revelar bons nomes, o Fluminense viu a necessidade de usar a base em maior escala devido aos problemas financeiros. Até o momento, o tricolor já utilizou 24 jogadores formados em Xerém. O grande destaque vai para o atacante Pedro, que antes de se lesionar havia marcado 19 gols no ano. O camisa 9, no entanto, só retorna aos gramados em 2019.

No Flamengo, a base deu uma grande injeção aos cofres do clube. Os grandes destaques do elenco rubro-negro foram Vinicius Jr e Lucas Paquetá, ambos negociados com a Europa. O atacante foi vendido ao Real Madrid por 45 milhões de euros. Já o meia acertou com o Milan por 35 milhões. Ao todo, o clube já utilizou 23 atletas revelados no Ninho. Vale lembrar que, durante o início do Campeonato Carioca, praticamente todos os jogadores do elenco eram do juniores.

Promoção Torcedores: Clique aqui do seu celular ou ligue 04949984011250 para concorrer a R$ 2000 e a um encontro com um ídolo do esporte. Sorteio pela Loteria Federal
Valor da ligação: R$ 3,99 + impostos. Saiba mais www.promotorcedores.com.br

Além deles, outro clube que merece destaque e vem se consolidando no Brasil como grande formador é o Atlético-PR. O Furacão, nos últimos anos, já arrecadou mais de 25 milhões de euros em negociações. Nesta temporada, por exemplo, já são 21 atletas das categorias de base utilizados. O lateral Renan Lodi e o atacante Pablo são os nomes que mais se destacaram até então.

Veja clubes que mais utilizaram jogadores da base em 2018:

Fluminense – 24
Flamengo – 23
Atlético-PR – 21
Grêmio – 20
São Paulo e Vasco – 18

  • Matéria realizada com a colaboração do jornalista Victor Gammaro.

LEIA MAIS

Zagueiros já marcaram 51 gols no Brasileirão 2019; veja os artilheiros

CBF quer fim de briga entre seleção e times e calendário 2020 deve ter mudanças