Decacampeão: Relembre o primeiro título do Palmeiras de 1967

A Sociedade Esportiva Palmeiras conquista o 10º título do Campeonato Brasileiro neste domingo (25). Contribuindo para esse número exorbitante de vitórias, o Palmeiras ganhou dois títulos em 1967.

Letícia Matsuura
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação: Palmeiras

Em junho de 1967, o Verdão conquistou o Torneio Roberto Gomes Pedrosa. Já a Taça Brasil, veio para as mãos palmeirenses no final de dezembro. Relembre o primeiro prêmio do Palmeiras do ano bicampeão.

Considerado o precursor do Campeonato Brasileiro, o título do Torneio Roberto Gomes Pedrosa, também conhecido como Robertão, era disputado de forma diferente da competição atual.

O campeonato era composto por times de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Os 15 times participantes foram divididos em duas chaves: uma com sete e outra com oito equipes. Os dois primeiros colocados de cada chave disputaram a segunda etapa do campeonato, sendo eles Corinthians e Internacional (grupo A) e Palmeiras e Grêmio (Grupo B).

Na primeira fase do Robertão, o Palmeiras liderou somando 31 gols em 14 jogos, distribuídos em sete vitórias, cinco empates e duas derrotas. Na fase final, o Verdão ganhou três jogos e empatou outros três, somando nove pontos e se tornando campeão.

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

A partida decisiva do Campeonato foi em 8 de junho entre Palmeiras e Grêmio. O resultado da partida foi a vitória do Verdão por 2 a 1, mesmo precisando apenas de um empate para ser campeão.

Ao todo foram 20 jogos, 10 vitórias, oito empates e duas derrotas, 39 gols marcados e 26 gols sofridos. O Palestra Itália contou com grandes ídolos como o artilheiro César Maluco, Djalma Santos e Dudu. O técnico do Palmeiras foi o aclamado Aymoré Moreira.

Assim como em 1967, o ataque do Verdão é visto como o melhor do campeonato. Apesar de ainda faltar uma rodada para o final do Brasileirão, já é válido considerar que o campeão também assuma a liderança do índice de ataque.