Ex-Real e vice-campeão mundial, Van der Vaart anuncia aposentadoria aos 35 anos

Tido como um dos nomes mais talentosos da geração holandesa na primeira década dos anos 2000, o meia Rafael Van der Vaart anunciou sua aposentadoria do futebol aos 35 anos.

Victor de Freitas
Baiano, 25 anos, jornalista formado pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Seu último clube foi o Esbjerg, da Dinamarca (Foto: Divulgação Esbjerg FB)

Conhecido por passagens por clubes como Ajax, Real Madrid e Tottenham, Van der Vaart foi “vencido” por lesões que o afastaram da maior parte dos jogos de seus times nos últimos anos.

Seu último clube foi o Esbjerg fB, da Dinamarca, onde disputou apenas quatro jogos entre julho a novembro, optando por encerrar sua carreira antes mesmo do fim de seu contrato.

Promoção Torcedores: Clique aqui do seu celular ou ligue 04949984011250 para concorrer a R$ 2000 e a um encontro com um ídolo do esporte. Sorteio pela Loteria Federal
Valor da ligação: R$ 3,99 + impostos. Saiba mais www.promotorcedores.com.br

“É hora de parar, eu não estou no mundo do futebol para me reabilitar, mas para jogar, eu queria ser um verdadeiro veterano do esporte, mas infelizmente não poderia ser”, explicou o jogador.

Ao longo de sua carreira, Van der Vaart se destacou desde cedo, ganhando o prêmio de melhor jogador sub-21 do mundo em 2004. Além de premiações individuais, ele conquistou os títulos da Copa do Rey e Supercopa da Espanha com Real Madrid, dois títulos do Campeonato Holandês pelo Ajax e o título da Liga Dinamarquesa com o Midtjylland.

“Só posso agradecer às equipas e aos adeptos dos locais onde joguei. Tive a sorte de ter jogado com grandes jogadores e em grandes estádios”, finalizou.

Além de passagens por grandes clubes do futebol europeu, Van der Vaart teve uma longa carreira com a camisa da seleção holandesa. Foram passagens por todas as categorias de base, além de 109 atuações pela equipe principal da Holanda, com 23 gols.

O meia jogou as Copas do Mundo de 2006 e 2010 – quando participou do vice-campeonato mundial. Em 2014, ele chegou a ser cotado para mais um Mundial, porém lesões já o faziam entrar em declínio na carreira.

Confira alguns dos melhores lances da carreira do meia:

https://www.youtube.com/watch?v=V_wpaVQjZrk