Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

FIA pune Verstappen depois de empurrões em Ocon pós-GP do Brasil de Fórmula 1

Piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen foi punido pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) depois de trocar empurrões com Esteban Ocon, da Force India, na pesagem dos pilotos após o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, disputado neste domingo (11) no Autódromo de Interlagos. A decisão saiu depois de reunião entre pilotos e comissários de prova.

Márcio Donizete
Jornalista desde 2012, com passagens pelos jornais ABCD Maior e Diário do Grande ABC, além do canal NET Cidade de TV. Foi repórter colaborador, líder de colaboradores e editor no Torcedores.com. Apresenta o Lente Esportiva ABC em lives no Facebook e Youtube.

Crédito: Divulgação/Twitter/Fórmula 1

A entidade máxima do automobilismo considerou “agressão” do holandês sobre o francês e puniu o piloto da Red Bull com dois dias de serviço comunitário no prazo de seis meses. Em nota oficial, a FIA diz que “Max Verstappen entrou na garagem, seguiu em direção a Esteban Ocon e, depois de proferir algumas palavras, começou uma briga, empurrando e agredindo Ocon diversas vezes no peito”.

Na justificativa aos comissários, Verstappen afirmou que não tinha a intenção de agredir Ocon, porém reconheceu que se excedeu e “perdeu a paciência” com a situação. Já o francês da Force India se pronunciou via Twitter: “Eu respeito a decisão da FIA, mas, só para deixar claro, se você está rápido você não é obrigado a dar passagem. Eu ultrapassei por sete vezes naquele ponto da pista e sempre foi apertado, mas justo…”.

O entrevero começou durante a corrida. Na volta 43, Ocon, que era retardatário, fechou o até então líder Verstappen no “S do Senna” e não permitiu a passagem do rival, que ficaria uma volta à frente, ocasionando o toque entre os dois. Ambos acabaram rodando e o holandês da Red Bull acabou perdendo a liderança da prova para Lewis Hamilton, da Mercedes, que acabaria vencendo o GP mais tarde.

No momento do toque, Max Verstappen ficou visivelmente irritado, proferiu palavras em direção a Esteban Ocon via rádio como “idiota” e “c…zão” e na sequência mostrou o dedo do meio ao oponente. Com a disputa concluída, ambos se encontraram na pesagem e o clima continuou quente. Totalmente fora de si, o piloto da Red Bull empurrou agressivamente o francês da Force India.

A forte rivalidade entre os pilotos é antiga. Verstappen e Ocon já não se “bicavam” desde as épocas em que competiam pela Fórmula 3 europeia e, desde então, trocam farpas dentro e fora das pistas.

VEJA MAIS
EM 2001, VERSTAPPEN PAI ATRAPALHOU MONTOYA EM INTERLAGOS
HAMILTON VENCE NO BRASIL APÓS RETARDATÁRIO TIRAR VERSTAPPEN DA LIDERANÇA
F1 2018: CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO DO MUNDIAL DE PILOTOS APÓS O GP DO BRASIL