Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Pinheiros e Taubaté fazem final da Liga Nacional de Handebol Masculino

Pela quinta vez seguida, Pinheiros e Taubaté farão a final da Liga Nacional de Handebol Masculino. Neste sábado (10) as equipes venceram seus jogos contra São Caetano e Londrina, respectivamente, e se encontrarão para mais um duelo que vale como tira-teima no campeonato.

Juvenal Dias
Jornalista formado pela Universidade P. Mackenzie/SP desde 2013. Atuo na área esportiva desde 2010, quando ingressei no Diário Lance! Lá permaneci por seis anos e tive oportunidade de fazer parte da cobertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016. Desde 2017 sou colaborador do Surto Olímpico. Já fui também do Bola Parada. Estou no Torcedores desde meio de 2018.

Crédito: Juvenal Dias/ Torcedores. O Taubaté (de amarelo), venceu o Londrina e agora pega o Pinheiros na final

Domingo é dia de final. O Esporte Clube Pinheiros enfrentará o Handebol Taubaté em um confronto cercado de rivalidade. Isso porque as duas equipes vem se alternando na supremacia dos campeonatos que disputam. De Campeonato Paulista a Pan-Americano sempre são os dois times presentes entre os homens. No torneio mais importante em âmbito nacional, novamente medirão forças. Trata-se de um desempate entre as equipes. As últimas quatro edições da Liga Nacional se repetiu com estes time. Alternando os anos, duas conquistas para Taubaté e duas para Pinheiros.

O time da capital paulista defende a conquista do ano passado. Quer igualar a extinta Metodista como maior campeão do torneio, com oito conquistas. Já o time do Vale do Paraíba quer voltar a ter o posto de melhor time nacional e obter sua 4ª taça do campeonato na história. A partida será na casa do Pinheiros, assim como toda a fase final da competição vem ocorrendo. Neste domingo, às 13h, com transmissão do SporTV. Antes disso, às 10h, tem a disputa de terceiro entre São Caetano e Londrina, que perderam as semifinais.

Os jogos

Com direito a alterações de horários de jogos pela Confederação Brasileira de Handebol sem uma divulgação clara, Pinheiros enfrentou São Caetano e depois Taubaté pegou o Londrina. Estes mesmos jogos já tinham sido disputados na sexta-feira (09). Neste sábado, foram disputados os jogos de volta. Na primeira disputa de cada confronto, Pinheiros já tinha vencido por 30 a 18 e Taubaté, por 37 a 27. O regulamento diz que a equipe perdedora precisaria devolver a diferença de gols do primeiro embate. O que aconteceu foi nova supremacia dos vencedores. São Caetano não foi páreo e perdeu por 36 a 16. Londrina até fez um jogo mais parelho, mas também terminou derrotada por 29 a 21.

O goleiro Luiz Ricardo “Rick” Miles, do Taubaté comentou a partida deste sábado: “Contra Londrina nunca é tranquilo. Assim como foi o jogo de ontem (sexta). Os caras ficaram em cima o tempo todo, tentávamos ampliar a vantagem, mas eles diminuíam toda vez. Ainda fizemos uma boa diferença e hoje, o primeiro objetivo era não perder, e fazer o melhor jogo possível para irmos com moral para amanhã”. Ele também projetou o que esperar para a final: “É um clássico. Por mais que estejamos acostumados a enfrentá-los em diversos momentos decisivos de outros torneios, cada final tem sua particularidade. Vamos tentar, estamos na casa deles, vamos tentar ganhar, é difícil. Eles estão querendo manter o título, mas vamos tentar ganhar o jogo”.

LEIA MAIS

Atleta maranhense de handebol fala sobre racismo que sofreu em jogo