Torcedores – Notícias Esportivas

Santos fecha parceria para as categorias de base da equipe feminina

Engajado com o desenvolvimento do futebol feminino, o Santos, atual campeão paulista e vencedor do Brasileiro em 2017, anunciou uma grande novidade para as categorias de base. Visando o desenvolvimento de jovens atletas na modalidade, o clube assinou uma parceria com o Projeto Meninas em Campo.

Bruno Nunes Loreto
Formado em Jornalismo na Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Grêmio e Fluminense.

Crédito: Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

O acordo, celebrado ontem, 01, marca um dia histórico para as Sereias da Vila. A assinatura do trato, firmado com diretor do Colégio Santa Cruz, Fabio Aidar, responsável por desenvolver o projeto em conjunto com a Universidade de São Paulo (USP), foi comemorado pelo presidente José Carlos Peres.

“É um orgulho muito grande para o Santos FC fazer parte de um trabalho como esse. Quando o Alessandro Rodrigues (Gerente Executivo das Sereias da Vila) me apresentou a possibilidade dessa parceria, eu já mandei ele fechar o acordo na hora. O desenvolvimento das categorias de base do futebol feminino é necessário. As meninas precisam de uma formação e ajudar isso de algum jeito é muito gratificante”, comentou o mandatário.

O Meninas em Campo tem objetivos que vão além de formar atletas para o futebol feminino. O projeto, sem fins lucrativos, busca contribuir com a formação de cidadãs, criando um espaço que promova a vivência das meninas no esporte.

Com a assinatura da parceria, as jogadoras do projeto vão ter a oportunidade de vestir a camisa do Santos. Atualmente, a equipe sub-17, formada por atletas do Em Campo, está na disputa do Paulista da categoria.

“O presidente, a comissão técnica e as atletas do profissional das Sereias estavam presentes. Isso serve de exemplo para todas as meninas daqui e mostra que o sonho delas é possível. Antes de formar uma atleta, nós queremos formar seres humanos. E ter a ajuda do Santos FC nessa causa é muito importante e emocionante”, destacou Sandra Santos, preparadora física das Sereias e também coordenadora do projeto.

As atividades realizadas pelo “Em Campo” são gratuitas e ocorrem nas terças e quintas, durantes os períodos da manhã e da tarde. O projeto, que atende meninas de 11 a 17 anos, fica na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, número 3200, próximo da portaria 3 de Universidade de São Paulo, no Butantã, em São Paulo.

“Estamos vendo algo incrível acontecendo para o futebol feminino. A modalidade sempre precisa de um apoio, ainda mais nas categorias de base. Nós, que estamos começando, encontramos muita dificuldade para achar algum clube que ajude no nosso crescimento. E essa parceria com o Santos tem dado a estrutura necessária e todas nós estamos evoluindo muito com isso”, comemorou a jovem Laura Valverde Moreira, de 15 anos, volante da equipe sub-17 das Sereias.

Quem também vibrou com a parceria foi a coordenadora de futebol feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF). A ex-zagueira Aline Pellegrino ressaltou a importância da ação.

“Estamos abrindo a porta para 60 meninas não apenas para o futebol, mas para a vida. A minha avó não podia jogar futebol, e hoje a gente vê essas coisas acontecendo. É muito emocionante. O Santos está sendo pioneiro mais uma vez e vai servir de exemplo para que outras equipes sigam esse mesmo caminho. Espero que em alguns anos a gente olhe para trás e veja como essa iniciativa fez que diferença no futebol feminino”, falou.

LEIA MAIS:

SELETIVA PARA TIME FEMININO DO SÃO PAULO RECEBE COM QUASE 500 CANDIDATAS

TÉCNICO CAMPEÃO BRASILEIRO EXALTA TEMPORADA DO TIME FEMININO DO CORINTHIANS