Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Proteção: Você sabia? Zagueiro já foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa; relembre

Apenas uma vez na história um zagueiro foi considerado o melhor jogador do mundo. Foi em 2006, relembre aqui no Torcedores quem foi e a campanha que o levou ao principal prêmio individual do futebol.

Klaus Garcia
Colaborador do Torcedores

Crédito: Divulgação / Twitter Fabio Cannavaro

Em 2006, o zagueiro italiano Fabio Cannavaro foi eleito pela France Football o melhor jogador do mundo. Ele é até hoje o único não atacante ou meio-campista que recebeu este prêmio. Atuando pela seleção italiana, Cannavaro foi decisivo para a conquista do tetracampeonato da Azzurra. Neste ano, o italiano superou Zidane e Ronaldinho Gaúcho na eleição.

Cannavaro foi destaque também no campeonato italiano comandando a melhor zaga, que levou apenas 24 gols. O zagueiro ainda fez quatro gols na temporada, todos pela Serie A. Nesta temporada, a Juventus acabou rebaixada após punição por se envolver em um escândalo de manipulação de resultados.

Na Copa do Mundo, disputada na Alemanha, Cannavaro, além de ser o capitão da seleção italiana, foi extremamente importante para a consistência da zaga que tomou apenas dois gols. Na final, em jogo marcado pela cabeçada de Zidane em Materazzi, o capitão fez uma atuação sólida e após a prorrogação e pênaltis, ergueu a taça mais desejada do futebol.

Divulgação / Twitter Fabio Cannavaro

Hoje com 45 anos e trabalhando como na China, Cannavaro já foi campeão da Liga Chinesa pelo Tianjin Quanjian, em 2016, e da Chinese FA Super Cup pelo Guangzhou Evergrande, em 2018. Como jogador possui, além da Copa do Mundo de 2006, uma Europa League, duas copas da Itália, dois campeonatos espanhóis, uma Supercopa da Itália e uma Supercopa da Espanha. Os títulos italianos e o europeu foram conquistados pelo Parma, em sua passagem entre 1995 e 2002. Já os espanhóis foram conquistados pelo Real Madrid, em sua passagem pelo time da capital espanhola entre 2006 e 2009.

Descubra como todos os esportistas devem se proteger. Clique aqui e saiba mais.